Dengue: Itaú de Minas é a 3ª cidade com mais casos no Sul de MG e enfrenta sobrecarga de atendimentos

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 29/03/2023 às 21:46:43

Antes de enfrentar uma epidemia de dengue, o pronto-socorro atendia média de 100 pessoas por dia. Agora, cerca de 250 pacientes precisam de atendimento diariamente. Sistema público enfrenta sobrecarga de atendimentos por conta da dengue em Itaú de Minas

Itaú de Minas é a terceira cidade com mais casos de dengue no Sul de Minas, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A quantidade de confirmações reflete nos atendimentos no sistema público de saúde, que enfrenta sobrecarga.

No pronto-socorro, por exemplo, da segunda quinzena de fevereiro até agora, a unidade está sobrecarregada. Dos pacientes que buscam por atendimento no local, a maior parte apresenta sintomas de dengue.

"Chega sempre relatando febre, dor no corpo, dor de cabeça, cansaço. Essas pessoas são triadas e têm atendimento médico, sendo notificadas enquanto suspeita de dengue", falou a coordenadora de atenção primária da cidade, Patrícia de Fátima Neto Amorim.

Antes de enfrentar uma epidemia de dengue, o pronto-socorro aqui de Itaú de Minas atendia uma média de 100 pessoas por dia. Agora, o cenário mudou e cerca de 250 pacientes precisam de atendimento diariamente. Por isso, foi necessário reforço e mais médicos foram realocados pra atender a população.

"Tem um médico 24 horas em atendimento. Colocamos mais um médico, para fazer esse atendimento específico. Então, é feita a triagem e as pessoas que estão com suspeita de dengue são levadas para esse médico. Também foi aumentada a equipe de enfermagem, porque a maioria das pessoas que chegam permanecem na unidade e precisam ser medicadas, com soro, para serem hidratadas", disse a coordenadora.

Além do pronto socorro municipal, Itaú de Minas possui cinco unidades de saúde e um hospital. Em todos eles, o número de atendimentos a pacientes com sintomas de dengue é alto.

O município tem mais de 16 mil habitantes, segundo o último censo e quase 10% da população pode ter contraído o vírus da dengue.

No último levantamento da SES, Itaú de Minas estava perto de ultrapassar São Sebastião do Paraíso e atingir a marca de segunda cidade com a maior quantidade de casos prováveis da doença na região

Cidades com mais casos de dengue na região

Passos: 7.125

São Sebastião do Paraíso: 1.691

Itaú de Minas: 1.529

Dengue: Itaú de Minas é a 3ª cidade com mais casos no Sul de MG e enfrenta sobrecarga de atendimentos

A coordenadora da atenção primária de saúde de Itaú de Minas informou, ainda, que o município estuda a possibilidade de ampliar o atendimento no hospital da cidade. A unidade é filantrópica, mas cedeu espaço para o município criar mais um ponto estratégico para enfrentamento da dengue.

De acordo com ela, seria uma equipa completa com um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e equipe de apoio para atender casos leves e moderados. Os mais graves devem continuar sendo encaminhados para o pronto-atendimento.


Fonte: Da Redação G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato