Estudantes fazem passeata pela revogação do novo ensino mĂ©dio em SP

Estudantes fizeram nesta quarta-feira (19), na capital paulista, um protesto pedindo a revogação do novo ensino médio. O ato se...

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 19/04/2023 às 19:47:29

Logo AgĂȘncia Brasil

Estudantes fizeram nesta quarta-feira (19), na capital paulista, um protesto pedindo a revogação do novo ensino médio. O ato se concentrou em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, na região central e saiu em passeata, descendo pela Rua Augusta, até a Praça da RepĂșblica, no centro, onde fica a sede da Secretaria Estadual de Educação. Os jovens gritavam palavras de ordem e carregavam bandeiras e faixas.

Segurança e investimentos

Além da revogação do novo ensino médio, os estudantes reivindicam mais investimentos e segurança nas escolas. "A gente pode fazer o nosso currĂ­culo dos sonhos, mas nada vai adiantar se as nossas escolas não tiverem estrutura", ressaltou União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (Umes), Valentina Macedo.

NotĂ­cias relacionadas:

Para ela, é necessĂĄrio ainda medidas que evitem ataques como os que aconteceram nas Ășltimas semanas. "O caminho para ter mais segurança nas escolas é os estudantes se sentirem mais acolhidos dentro dela. É ter apoio psicológico, ter mais funcionĂĄrios nas escolas. Não é ter polĂ­cia nas escolas, é ter mais inspetor", acrescentou.

Suspensão

A suspensão da implementação do novo currĂ­culo do ensino médio, anunciada no inĂ­cio de março pelo governo federal, foi uma vitória, na avaliação da presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, Luiza Martins. "A gente vĂȘ isso [suspensão] como uma vitória, um grande passo, mas que não é suficiente para a nossa geração. A gente que a revogação imediata", ressaltou.

Na avaliação dela, a nova estrutura, aprovada em 2017, mas que começou a entrar em vigor no ano passado, não promove uma formação adequada dos estudantes. "Ele [novo ensino médio] não cabe mais para a nossa juventude porque é um sistema que não faz a gente saber pensar. Eles estão tirando filosofia, sociologia, que são matérias importantĂ­ssimas para a formação do nosso senso crĂ­tico", disse.

O Ministério da Educação (MEC) estĂĄ preparando uma programação de consultas pĂșblicas, pesquisas e eventos para discutir a implementação do Novo Ensino Médio no paĂ­s. O cronograma deve ser anunciado no próximo dia 24 de abril.

Fonte: AgĂȘncia Brasil e Da Redação

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato