Lixo 100% reciclado e 'carbono zero': conheça as ações de sustentabilidade do STL Festival

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 25/04/2023 às 09:12:36
Festival planeja zerar a emissão de carbono até 2026. Organização também criou mecanismos para diminuir consumo de água no evento. Eco copos ajudam a diminuir a quantidade de lixo no STL Festival

Divulgação

Faltam poucos dias para o maior festival de música de São Tomé das Letras, o STL Festival. No próximo domingo (30), o evento apresenta Filipe Ret, Matuê, Criolo, Natiruts, Maneva convida Ventania, Mato Seco, Pitty e CPM 22, propondo uma conexão entre música e natureza, mas com consciência e responsabilidade, tendo como um dos principais focos a sustentabilidade.

Apresentada como um dos pilares do evento, junto com diversidade e acessibilidade, a sustentabilidade faz parte da identidade do STL Festival, que vem, ao longo das edições, realizando diversas ações para o seu crescimento sustentável.

Tudo sobre o STL Festival

"Todos temos que fazer a nossa parte. O Festival, desde 2018, recicla todo o seu lixo. Depois que criamos o STL Valley, em 2019, todo o nosso lixo reciclado é enviado para uma empresa, sendo que 90% de todo o nosso lixo é reciclado. Em 2018, retiramos o vidro. No ano passado, tiramos as latas de alumínio da cerveja , utilizando o chopp com barril retornável e os nossos eco copos, diminuindo o lixo produzido. Queremos zerar o plástico. A única embalagem de plástico que ainda vamos ter na praça de alimentação é da salada de frutas", explica Alexandre Coelho, fundador do STL Festival.

Eco copos ajudam a diminuir a quantidade de lixo no STL Festival

Divulgação

Além de ações para a redução e reciclagem de 100% do lixo, nesta 6ª edição, que prevê um público de 10 mil pessoas, a organização apresenta novas soluções, principalmente na sua estrutura.

Ao longo deste último mês, várias adaptações foram realizadas no STL Valley, local do STL Festival. O sistema de tratamento de esgoto próprio já está funcionando.

Outra ação realizada foi a adaptação dos banheiros visando diminuir em 25% o consumo de água do camping, que deve receber cerca de 3 mil pessoas em 4 dias. Até a edição passada, cada cabine tinha uma pia individual. Este ano, foi instalada uma pia coletiva com torneiras de pressão do lado de fora dos banheiros, tornando o consumo mais consciente.

A casa da água, construída nos últimos dias, irá disponibilizar água potável para todos os hóspedes do camping, diminuindo o consumo de garrafas plásticas de água durante os dias de hospedagem.

Área de camping do STL Festival está passando por adaptações para redução no consumo de água

Carbono Zero

Uma das principais ações deste ano é a ligação da energia do espaço à rede de distribuição elétrica, que irá contribuir para a diminuição de emissão de carbono. O objetivo da organização é o "Carbono Zero", ou seja, zerar a emissão de gases de efeito estufa que são nocivos à saúde e ao meio ambiente.

"Essa ação irá contribuir para uma diminuição de quase 70% de consumo de energia de combustíveis fósseis, pois vamos desligar pelo menos três geradores. A nossa meta é zerar esse consumo até 2026. Enquanto não conseguimos fazer isso, nós compensamos o carbono emitido através de créditos de carbono", revelou Alexandre.

De Ventania a CPM 22: STL Festival chega à 6ª edição em São Tomé das Letras

O translado de São Tomé para o STL Festival com ônibus oficial, serviço realizado desde o ano passado, também tem como foco a diminuição de emissão de carbono. O translado, com valor de R$50,00 ida e volta, pode ser adquirido antecipadamente pelo link ou pode ser comprado no momento do embarque. Os veículos sairão da rodoviária e da Praça do Rosário.

"Ano passado o translado oficial levou mais de 4 mil pessoas para o evento. Calculamos que a cada ônibus de translado diminui pelos menos 15 carros. Além de diminuir a emissão de carbono, também contribui para desafogar a rodovia e dá mais segurança para o público, que pode curtir a festa à vontade, sem se preocupar com a volta", finaliza o fundador.

STL Valley

O STL Valley está localizado na zona rural, a 6 km do centro de São Tomé das Letras. Com mais de 80 mil m², o espaço contempla a área do Festival e uma área exclusiva para camping. O público que optar por se hospedar no Valley, poderá curtir uma imersão nos dias 28, 29, 30 de abril e 1º de maio.

O espaço tem infraestrutura completa para receber aproximadamente 3 mil pessoas, disponibilizando 1,5 mil barracas montadas, banheiros, chuveiros quentes, espaços de convivência, praça de alimentação, espaços de jogos.

Além disso, quem estiver acampado no evento poderá curtir shows exclusivos de Armandinho, 3030, Ventania, Cidade Verde Sounds e Big Up.

O STL Festival

Crédito: Divulgação/ Thiago Takashi

O STL Festival, maior festival de música de São Tomé das Letras, acontece no dia 30 de abril e apresenta um line-up diversificado com Filipe Ret, Matuê, Criolo, Maneva convida Ventania, Natiruts, Mato Seco, Pitty e CPM 22.

Qual show você quer ver no STL Festival?

Os ingressos do 4º lote estão à venda exclusivamente online. (clique aqui para comprar). O 2º lote para o STL Valley também já está disponível (clique aqui).

O ingresso para o STL Festival deven rá ser comprado à parte e é obrigatório para a entrada no camping.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato