Arquiteto norueguês que projetou reconstrução de ilha europeia após ataque terrorista será um dos palestrantes do HackTown 2023

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 26/04/2023 às 10:52:22
Em 2011, um ataque terrorista deixou 69 pessoas mortas e outras feridas em Utoya, na Noruega. Erlend Blakstad Haffner possui uma conexão pessoal com Santa Rita do Sapucaí, onde estará em agosto. Na última semana, o HackTown, maior festival de inovação e tecnologia de Santa Rita do Sapucaí (MG), anunciou os primeiros 120 palestrantes. Entre eles está um arquiteto norueguês, considerado um dos principais de sua área de atuação da atualidade.

Erlend Blakstad Haffner ficou conhecido por sua participação na reconstrução de Utoya, uma ilha da Noruega que sofreu um ataque terrorista em 2011. Na ocasião, 69 pessoas foram mortas e outras ficaram feridas no massacre.

Erlend Blakstad Haffner, arquiteto norueguês, será um dos palestrantes do HackTown

Divulgação

O arquiteto foi o líder do projeto de reconstrução da ilha. Além da criação de um memorial, ele também projetou novos edifícios para atividades de educação e engajamento político.

Atualmente, Haffner possui uma empresa com o arquiteto britânico Sir Peter Cook. A plataforma criada por eles incentiva uma abordagem experimental no discurso arquitetônico, utilizando ferramentas e metodologias de design inovadoras para criar projetos considerados revolucionários.

Memorial criado pelo arquiteto norueguês Erlend Blakstad Haffner em Utoya

Divulgação

Um dos projetos mais conhecidos do arquiteto é a construção da megalópole Neom, na Arábia Saudita. O projeto promete permitir que os moradores acessem todas as suas necessidades básicas com caminhadas curtas e viagens de uma ponta a outra da cidade em apenas 20 minutos, sem a necessidade de carros, graças aos trens de alta velocidade que não emitem carbono.

""The Line" consiste em uma cidade longa e estreita, composta por dois arranha-céus paralelos, com 170 quilômetros de comprimento, 200 metros de largura e 500 metros de altura. Seu objetivo principal é reduzir ao máximo o espaço ocupado por uma cidade, proporcionando que até 9 milhões de pessoas habitem em apenas 34 km².

Conexão com Santa Rita

A conexão de Erlend Blakstad Haffner com Santa Rita do Sapucaí é pessoal, já que sua esposa, Renata Barros, é natural da cidade. Ela também será uma das palestrantes do HackTown.

"A natureza amigável e acolhedora mineira de Renata enriqueceu minha vida pessoalmente. Sinto-me incrivelmente privilegiado por ter ganhado uma segunda cidade natal em Santa Rita, onde já estive inúmeras vezes. Estou ansioso para compartilhar minha experiência e ideias sobre arquitetura e inovação durante o evento e espero que isso possa inspirar novas ideias na comunidade", contou Haffner.

O HackTown

HackTown 2022

Natália Melo

O HackTown 2023 irá acontecer entre os dias 17 a 20 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí (MG). A edição deste ano do HackTown vai abordar temas como inteligência artificial e desenvolvimento científico. Os ingressos para o evento já começaram a ser vendidos.

Após receber 30 mil pessoas no ano passado, entre credenciados e público geral, a expectativa da organização é a de expandir ainda mais o alcance do evento.

A dinâmica do evento foi mantida com palestras, debates, conversas, painéis e workshops, assim como a disponibilização de shows, exibições de cinema, exposições, experiências artísticas e experiências imersivas. No ano passado, foram mais de 800 atividades durante o HackTown.

O evento deste ano, conforme a organização, deve contar com participantes, parceiros e palestrantes internacionais, além buscar expandir também a abrangência destes quesitos nas regiões brasileiras.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato