Sul de Minas tem 36 cidades em lista oficial da 'Rota do Café', declarada monumento nacional.

Caminho percorrido pelo café produzido em MG e SP até o Porto de Santos foram declarados monumento em lei publicada no Diário Oficial da União.

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor Geral do Jornal Região Sul em 03/11/2023 às 23:44:43

Sul de Minas


tem 36 cidades


em lista oficial da 'Rota


do Café', declarada


monumento nacional.

Caminho percorrido pelo café produzido em MG e SP até o Porto de Santos foram declarados monumento em lei publicada no Diário Oficial da União.


Sul de Minas tem 36 cidades em lista oficial da 'Rota do Café'

Sul de Minas tem 36 cidades em lista oficial da 'Rota do Café'

O caminho percorrido pelo café produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo até o Porto de Santos, e todo o desenvolvimento promovido por essa produção nos séculos 19 e 20, foram declarados monumento nacional.


A lei 14.718/2023 publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União, torna a Rota do Café o 14º lugar no país a receber o título. A informação foi publicada pela Agência Brasil.

Segundo a nova lei, o caminho percorrido por estradas federais e estaduais entre 50 municípios mineiros, passando pela capital de São Paulo, por meio da Rodovia Fernão Dias até o Porto de Santos, pela SP-150, constitui a rota por onde, tradicionalmente, o carregamento do produto passava para ser escoado e comercializado.

Sul de Minas tem 36 cidades em lista oficial da 'Rota do Café', declarada monumento nacional; veja a lista — Foto: Arquivo / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Sul de Minas tem 36 cidades em lista oficial da 'Rota do Café', declarada monumento nacional; veja a lista — Foto: Arquivo / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Apesar de ter chegado pelo norte do país, pela Guiana Francesa, de onde vieram as primeiras mudas plantadas no estado do Grão Pará, ainda no século 18, o café encontrou no Sudeste do país a região para prosperar e dominar o mercado como maior produtor mundial.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil exportou, em 2022, mais de 39 milhões de sacas de 60 quilos de café. O consumo interno também é grande e posiciona o país como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Com a medida, parte da história desse produto passa a ser um dos monumentos que preservam o patrimônio cultural brasileiro ao lado de outros 13 lugares, como Porto Seguro, na Bahia; Ouro Preto, em Minas Gerais e o Monumento Nacional ao Imigrante, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a rota inclui os seguintes municípios do Sul de Minas:


IMAGENS DA CIDADE DE ALFENAS - MG - ALFENAS - MG

Alfenas, sede da UNIFAL e UNIFENAS, duas das melhores Universidades do país está na rota produtora dos melhores cafés do Brasil, além de estar situada às margens dos Lagos de Furnas


  1. Aguanil
  2. Alfenas
  3. Alpinópolis
  4. Areado
  5. Bandeira do Sul
  6. Boa Esperança
  7. Boa Esperança
  8. Botelhos
  9. Cabo Verde
  10. Cambuquira
  11. Campanha
  12. Campestre
  13. Campo Belo
  14. Carmo de Minas
  15. Carmo do Rio Claro
  16. Conceição do Rio Verde
  17. Cristais
  18. Cristina
  19. Elói Mendes
  20. Guaranésia
  21. Guaxupé
  22. Ilicínea
  23. Machado
  24. Monte Belo
  25. Muzambinho
  26. Paraguaçu
  27. Pedralva
  28. Pouso Alegre
  29. Santa Rita do Sapucaí
  30. Santana da Vargem
  31. São José do Alegre
  32. São Lourenço
  33. São Sebastião do Paraíso
  34. Três Corações
  35. Três Pontas
  36. Varginha (onde fica localizado o Porto Seco Sul de Minas)

Ao atravessar a divisa para São Paulo, a legislação destaca ainda o trecho até a capital paulista percorrido pela Rodovia Fernão Dias e depois até o Porto de Santos, pela SP- 150.

Fonte: Da Redação, Alair de Almeida e G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato