Conheça alguns impactos que o herpes zoster pode causar na qualidade de vida

Novela "Terra e Paixão" trouxe discussão sobre a doença que ├ę causada pela reativação do v├şrus da catapora pode causar dores terr├şveis e complicações graves┬╣.

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor Geral do Jornal Região Sul em 28/11/2023 às 05:39:48

Conheça


alguns


impactos que o herpes


zoster pode causar na


qualidade de vida

Novela "Terra e Paixão" trouxe discussão sobre a doença que é causada pela reativação do vírus da catapora pode causar dores terríveis e complicações graves┬╣.


GSK Herpes Zoster - Terra e Paixão

GSK Herpes Zoster - Terra e Paixão

Disponível exclusivamente no Globoplay, a série "Dor" foi destaque em uma cena de "Terra e Paixão", novela das 21h da TV Globo, em capítulo exibido no s├íbado 28/10.

Com histórias inéditas de pacientes que tiveram suas vidas pessoais e profissionais afetadas pela dor, a produção traz um alerta sobre uma doença que impacta também na qualidade de vida: o herpes zoster.┬╣,?


herpes zoster - herpes zoster - fotografias e filmes do acervo

Na novela, o casal Antônio La Selva (Tony Ramos) e Irene (Glória Pires) ainda se preparava para assistir ao primeiro dos quatro episódios quando a doença, causada pelo vírus varicela zoster, virou assunto.┬╣

Os relatos da vinheta de abertura foram suficientes para impressionar Irene. Além de lembrar que a doença é caracterizada por uma dor insuport├ível, ela pontuou que a incid├¬ncia aumenta com a idade, particularmente em adultos com 50 anos de idade ou mais.┬╣,┬│

Angelina (Inez Viana), que levava um ch├í ao casal, entrou no papo e foi alertada por La Selva sobre a import├óncia de buscar orientação médica para tratar e prevenir a doença, também conhecida como "cobreiro".┬╣

O jeito foi se juntar aos patrões e aproveitar o document├írio para buscar informação.

Rash associated with the shingles virus.Credit: NIAID


Reativação do vírus causador

da catapora

Embora seja mais comum após os 50 anos ou em pessoas mais jovens com comprometimento imunológico, como portadores de doenças crônicas, o herpes zoster pode acometer qualquer pessoa que tenha o vírus varicela zoster no organismo.┬╣?┬│

Uma vez adquirido, o vírus pode permanecer adormecido e aproveita situações de baixa imunidade para reativar, causando o herpes zoster. Entre os sintomas mais característicos est├í a vermelhidão na pele seguida por pequenas bolhas.

Essa erupção, em geral, é unilateral e segue o trajeto de um nervo.┬╣?┬▓

Justamente por essa particularidade, dores neur├ílgicas (nos nervos) e parestesias (sensações de formigamento, agulhadas) também são comuns.

Muitas vezes comparadas a choques ou facadas, essas dores podem persistir por anos.┬╣

Chamada de neuralgia pós-herpética, a sequela caracterizada por uma dor com longa duração (pode persistir por meses ou até anos) é a mais comum e afeta até 30% dos pacientes. Adultos mais velhos também estão em risco elevado desse tipo de complicação.┬╣,┬│

O desconforto é tanto que pode comprometer a rotina e a qualidade de vida do paciente, causando um sofrimento capaz de levar até mesmo a outros problemas, inclusive emocionais, como também destaca o document├írio do Globoplay.┬╣,?

Assista à série "Dor" e acesse herpeszosterbr.com.br para saber mais sobre a doença, que tem prevenção e tratamento.┬╣

Converse com seu médico! Voc├¬ não precisa sentir na pele essa dor.

Referências:

1. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Prevention of herpes zoster: recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). MMWR, v. 57, RR-5, p. 1-30, 2008.

2. Ministério da Saúde. Herpes (Cobreiro). Acesso em: 26 de outubro de 2023.

3. KAWAI, K.; GEBREMESKEL, B. G.; ACOSTA, C. J. Systematic review of incidence and complications of herpes zoster: Towards a global perspective. BMJ Open, v. 4, n. 6, 2014.

4. VAN OORSCHOT, Desirée et al. A cross-sectional concept elicitation study to understand the impact of herpes zoster on patients" health-related quality of life. Infectious Diseases and Therapy, v. 11, n. 1, p. 501-516, 2022.

Material dirigido ao público geral. Por favor, consulte o seu médico NP-BR-HZU-PRSR-230008 – Outubro/2023

Fonte: G1Sul de Minas e Da Redação

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato