ZAGALLO: A trajetória do único jogador de futebol Tetra Campeão Mundial

Na madrugada deste sábado (6), o Brasil perdeu um dos seus principais ídolos do futebol. Zagallo estava internado no Hospital Barra da Tijuca no Rio.

Por Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 06/01/2024 às 18:14:09

ZAGALLO:


Relembre


a trajetória do único


jogador de futebol


tetracampeão mundial

Zagaallo, Ex-jogador e técnico de seleção brasileira. morreu na madrugada deste sábado no Rio de Janeiro

Zagallo foi campeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira quatro vezes | abc+

Zagallo foi campeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira quatro vezesFoto: Reprodução/Instagram/Zagallo



Seleção de 1958, Tecnico Vicente Feola, campeão na Suécia em 1958: 5 X 2 na Suécia na final

Mario Jorge Lobo Zagallo teve passagens em grandes clubes brasileiros como Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Além disso, é o único atleta tetracampeão da Copa do Mundo, sendo duas como jogador (1958 e 1972), técnico (1970) e coordenador (1994).



Seleção Brasileira de Futebol 1958 na Estação Ferroviária de Poços de Caldas: Zagallo ao lado de Pelê, da direita para a esquerda

Aos poucos, o esporte foi crescendo em sua vida. Seu pai, Haroldo, que em Maceió foi jogador do CRB, comprou um título do América Futebol Clube.

Lá, ele disputava torneios de natação, tênis de mesa e futebol. Aos sábados, então com 14 anos, Zagallo percorria campos da cidade disputando – e conquistando – festivais.

Destacava-se dos demais pelo bom preparo físico e pela excelente visão de jogo, em campos de terra batida e numa época de bolas pesadas e avermelhadas Tempos depois, foi incluído na equipe juvenil da equipe onde ficou por dois, em 1948 e 1949 e, de longe, observava a construção do Maracanã, maior templo do futebol nacional.


Fora do serviço militar, Zagallo voltou aos gramados e logo transferiu-se para o Flamengo. No rubro-negro, aumentou sua lista de conquistas iniciada nas categorias de base do América – em toda carreira como jogador foram nada menos do que 50 títulos. Entre os mais importantes pelo clube da Gávea estão o tricampeonato carioca em 1953, 1954 e 1955. Suas grandes apresentações lhe valeram uma oportunidade na seleção brasileira treinada por Vicente Feola, que se preparava para o Mundial de 1958. Eram três craques para duas posições – Pepe, Canhoteiro e Zagallo.


"Aquela seleção era uma equipe mais velha, com vários jogadores acima de 30 anos. Só fomos campeões porque a evolução física ainda não tinha chegado ao mundo do futebol, então levamos aquela Copa na base da experiência mesmo."



Em 1970, ao assumir o lugar de João Saldanha às vésperas da Copa do Mundo, foi o comandante da maior seleção brasileira de todos os tempos. Com craques, como Pelé, Tostão, Gerson e Rivellino, o Brasil venceu os sete jogos do Mundial. Ele foi ainda o técnico da Copa seguinte, na Alemanha, em 1974.

Na carreira, Zagallo passou pelo Botafogo em quatro oportunidades, Flamengo por três vezes, Vasco, duas vezes, além de Fluminense, Al-Hilal, Bangu e Portuguesa. Dirigiu ainda as seleções do Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes.


Carismático, supersticioso – era obcecado pelo número 13 – e com fama de pão duro, era atacante e foi um dos primeiros pontas a voltar para ajudar na marcação. Zagallo Eterno tem 13 letras.

Fonte: CBN e Da Redação

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato