"Nós temos quase 2 milhões de pessoas, de 4 a 17 anos de idade, que nunca frequentaram a escola. A Constituição Federal diz que é obrigatório essas pessoas estarem na escola. A partir dos 18 anos de idade, nós temos 76 milhões de brasileiros e brasileiras que não concluĂram a educação bĂĄsica", cita o professor.
Para ele, não se pode tratar de polĂtica de financiamento apenas para os que jĂĄ estão matriculados. "A gente tem quase o dobro fora da escola. Então, enquanto essa conta estiver desproporcional desse jeito, a gente, de fato, não vai mudar a situação do nosso paĂs: 40 milhões estão na escola e 76 milhões estão fora."
Outro tema que deve ser trazido na conferĂȘncia tem relação com os efeitos da pandemia de covid-19 para a educação brasileira, que escancarou a defasagem no processo de aprendizagem dos alunos.
"Nós temos problemas de conexão nas escolas, no quadro de pessoal. HĂĄ estados e municĂpios que desrespeitam a Constituição quando deixam de fazer concurso pĂșblico. Hoje nós temos 59% dos professores no Brasil que estão com contratos temporĂĄrios". Para AraĂșjo, isso jĂĄ acontecia antes da pandemia, mas se agravou após 2020.
Fonte: AgĂȘncia Brasil e da Redação