PrĂ©-seleção para o maior programa habitacional de Extrema ocorre atĂ© 30 de abril

.

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 26/04/2024 às 11:53:37

O projeto de lei vai beneficiar 400 famĂ­lias de baixa renda que tĂȘm o sonho de conquistar a casa própria

A Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social realiza, desde 17 de abril, uma força-tarefa para a pré-seleção dos interessados em participar do Programa Pró-Moradia.

O atendimento serĂĄ realizado até o dia 30, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h (com horĂĄrio estendido até as 20h na quarta-feira) no Fundo Municipal de Habitação (FMH), localizado na sede da secretaria, na Rua Capitão Germano, 120, no Centro.

O mutirão visa pré-selecionar 400 famĂ­lias entre dois pĂșblicos prioritĂĄrios: as famĂ­lias do municĂ­pio que precisam atualizar seu cadastro habitacional ou Cadastro Único e as que ainda não possuem cadastros, mas atendem aos critérios estipulados.

O principal objetivo desta ação é atualizar os cadastros, que podem estar defasados, verificando se as faixas de renda correspondem aos programas habitacionais, de acordo com as legislações federais e municipais vigentes, bem como outras condições.

Quem pode participar

Podem participar desta pré-seleção todas as pessoas que se enquadram nos critérios do Programa Pró-Moradia, sendo eles: possuir renda familiar mensal de até 3 salĂĄrios-mĂ­nimos e ser morador de Extrema hĂĄ pelo menos 4 anos.

Documentação necessĂĄria

Os interessados no Programa Pró-Moradia devem comparecer ao FMH com os seguintes documentos de todas as pessoas que moram na casa (originais e cópias):

RG e CPF;

Comprovante de residĂȘncia atual (Ășltimos 3 meses);

Comprovante de Moradia no MunicĂ­pio de Extrema de mĂ­nimo de 04 (quatro) anos;

Certidão de Casamento, se casado (a), ou Certidão de Nascimento, se solteiro(a);

Certidão de Nascimento dos filhos;

Declaração escolar dos filhos;

TĂ­tulo de Eleitor;

Carteira de trabalho (se for digital, levar impressa);

Comprovante de renda familiar (opções: holerite, extrato do INSS, pensão, declaração de autônomo, seguro-desemprego etc);

Declaração escolar para menores de 18 anos (primordial para cadastro Ășnico);

Se estiver desempregado, aproveite para levar currĂ­culo (CV).

Atendimento da pré-seleção

Ao chegar no Fundo Municipal de Habitação, o cidadão receberĂĄ uma orientação coletiva, que levarĂĄ cerca de 10 minutos, momento em que serão apresentadas as regras do programa.

Em seguida, os interessados receberão senhas de atendimento por ordem de chegada: serão aproximadamente 50 senhas no perĂ­odo da manhã e mais 50 na parte da tarde.

A fim de agilizar o processo de pré-seleção, serão atendidas cerca de 7 pessoas por chamada.

É importante destacar que, após o prazo estabelecido, os atendimentos continuarão acontecendo dentro da rotina administrativa do FMH, de modo que aqueles que por algum motivo não puderam comparecer também consigam atualizar seus cadastros.

O Pró-Moradia

O Pró-Moradia é o maior programa habitacional da história de Extrema e contemplarĂĄ 400 famĂ­lias de baixa-renda por meio da construção do "Residencial Terras de Santa Fé", no Bairro do Tenentes.

Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de AssistĂȘncia Social, que visa contemplar famĂ­lias com renda mensal de até 3 salĂĄrios-mĂ­nimos.

Cerca de R$ 50 milhões serão captados para aporte do Fundo Municipal de Habitação para financiar a construção das unidades habitacionais.

O grande diferencial deste financiamento é a isenção do valor de entrada, permitindo o acesso de pessoas que não conseguem aderir a outros programas que exigem o pagamento da entrada.

Vale destacar que o financiamento serĂĄ realizado diretamente no FMH, com parcelas de até R$ 300,00.

O pré-lançamento do projeto ocorreu na noite de 11 de março, durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocasião em que o projeto de lei foi assinado pelas autoridades municipais competentes.

No dia seguinte, 12, o projeto foi encaminhado ao Poder Legislativo, o qual rejeitou a proposta no Ășltimo dia 15 de abril, durante a 9Âș Reunião OrdinĂĄria da Câmara Municipal. Mesmo com a rejeição, a Prefeitura Municipal tem autorização para custear o programa e seguirĂĄ com o cadastro e recadastro habitacional.

É importante ressaltar que a Prefeitura de Extrema estĂĄ comprometida com a questão habitacional no municĂ­pio: nos Ășltimos anos jĂĄ foram concedidas 385 unidades, sendo 229 no Tenentes 5 e mais 156 no Roseira 3, 125 unidades estão sendo finalizadas no Residencial Tenentes 6 e em breve outras 340 serão construĂ­das no Roseira 4. Somadas às 400 casas no Residencial Terras de Santa Fé, a Administração vai entregar 1.250 casas para a população extremense.

Para mais informações, acesse:

www.extrema.mg.gov.br

Fonte: Da Redação e G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato