Horto Florestal é reaberto após quase sete meses em Pouso Alegre, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 05/10/2020 às 21:09:52
Medidas de prevenção ao novo coronavírus foram estabelecidas para que o local pudesse reabrir os portões. Horto Florestal em Pouso Alegre é liberado ao público

O Horto Florestal de Pouso Alegre reabriu após quase sete meses com os portões fechados, medida para evitar aglomerações por causa da pandemia da Covid-19. O local sempre foi uma opção de lazer e espaço para a prática de esportes. A reabertura foi feita com uma série de regras pra prevenir o novo coronavírus.

"É necessário para a saúde mental das pessoas, pois a maioria está confinada e isso causa um dano emocional muito grande. Então, é importante caminhar, andar de bicicleta, fazer exercício físico", destacou a psicóloga Marisa Helena.

O espaço de lazer que estava fazendo falta para o aposentado Teófilo Sidnei Madureira, que segue rotina de exercícios junto com a esposa.

"A gente vinha para fazer caminhada, ai fechou e nós só vínhamos até o portão e voltávamos. Agora com ele aberto a gente vai dedicar mais aqui", disse.

Foram quase sete meses sem poder receber visitantes. Mesmo com a reabertura é preciso respeitar algumas medidas de prevenção, como na entrada com a barreira sanitária. A pessoa tem a temperatura aferida e deixa os dados pessoais e o horário de permanência no parque.

O uso da máscara o tempo todo e manter distanciamento social mínimo de dois metros são medidas que devem ser seguidas. A quantidade de pessoas no parque é limitada: 50 veículos no estacionamento principal e até 100 pessoas por vez.

Horto Florestal volta a funcionam em Pouso Alegre após quase sete meses

Ricardo Caroba/EPTV

"É um local em que o pessoal tem uma estima muito grande, tem o hábito de fazer exercício físico. Então, acaba sendo um ganho para a população vir e fazer atividades da maneira correta", comenta a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ana Carla Arantes.

Ana Carla chama atenção ainda para uma outra medida. Pensando na segurança da população e dos animais, as áreas delimitadas por faixas devem ser evitadas.

"Como o horto ficou fechado por quase sete meses, muitos animais silvestres que ocupam a mata, começaram a usar essa zona comum. Onde está interditado, é porque houve estudos de que havia ninhos, tocas, alguma coisa. É só não adentrar ao espaço que não há problema", explica Ana Carla.

O parque do horto está aberto de segunda a sexta-feira das 7h30 até as 16h.

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato