Pandemia desacelera em 93 cidades do Sul de Minas nas duas primeiras semanas de outubro

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 18/10/2020 às 12:17:06
Campo Belo, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Extrema e Passos estão entre as cidades que começaram outubro com redução de casos da doença. A pandemia do novo coronavírus desacelerou na maioria das cidades do Sul de Minas nas duas primeiras semanas de outubro. O número de novos casos de Covid-19 registrados caiu em 93 das 164 cidades que fazem parte da área de cobertura da EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo.

Campo Belo, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Extrema e Passos estão entre as cidades que começaram outubro com redução de casos da doença. Já Alfenas, Lavas, Jacuí, Nova Resende e Machado vivem situação oposta e viram os casos de Covid-19 aumentarem no início de outubro.

O destaque negativo fica por conta de Alfenas. A cidade registrou 658 novos casos da doença até sexta-feira (16), conforme números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde. O número é quase o dobro da segunda cidade que mais teve casos no período, Pouso Alegre, que registrou 373 casos.

Conforme o levantamento do G1, com base nos dados oficiais divulgados nos últimos 15 dias:

93 cidades, que correspondem a 56,7% de todos os municípios, registraram queda em novos casos

51 cidades, que correspondem a 31% de todos os municípios, apresentaram alta de novos casos na última quinzena

20 cidades mantiveram o mesmo número da quinzena anterior

Média móvel de casos e mortes

Os dados da SES-MG apontam que a média de casos de Covid-19 teve uma queda de 14,1% em relação aos últimos 15 dias no Sul de Minas. Hoje a média diária de registros é de 290,7 casos por dia contra 338,6 da 2º quinzena de setembro.

Já a média de mortes aumentou em 1% e hoje é de 8,9 mortes por dia contra 8,8 do fim do mês de setembro.

Média de casos e mortes por Covid-19 no Sul de Minas

Conforme novo boletim divulgado nesta quarta-feira (30), o Sul de Minas tem 32.504 casos confirmados do novo coronavírus, com 855 mortes

Nos últimos 15 dias, a região registrou 427 casos a menos da doença em relação ao mesmo período anterior. Já o número de mortes foi maior. Foram 143 nos últimos 15 dias, contra 132 do mesmo período anterior.

Sinal de alerta

Das cidades que tiveram aumento em novos casos, Alfenas é a que chama maior atenção. Apesar da recomendação do governo para a cidade regredir para a "Onda Vermelha" do Programa Minas Consciente, que só permite serviços essenciais, a prefeitura afirmou que o município vai continuar na "Onda Amarela", mais flexível.

Alfenas registrou 658 novos casos de Covid-19, com oito mortes nas duas primeiras semanas de outubro. O número de casos é quase três vezes maior que o registrado no município na última quinzena de setembro: 263.

Para se ter uma ideia, a segunda cidade que apresentou a maior alta em relação à última quinzena de setembro foi Lavras, que teve 95 novos casos em outubro contra 35 da última semana de setembro.

Cidades com aumento de novos casos de Covid-19

Onde mais caiu

Entre as cidades com maior queda no número de casos de Covid-19 nas duas primeiras semanas de outubro, destaque para Campo Belo, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. As três cidades foram as que conseguiram maior redução no número de casos. Já Extrema e Itajubá acumulam 45 dias de queda no número de novos casos da doença. As duas cidades estão em queda de casos há três quinzenas seguidas.

Campo Belo registrou 147 novos casos nas últimas duas semanas contra 236 da última quinzena de setembro. A redução foi de 89 casos no período.

Cidades com redução de novos casos de Covid-19

Pouso Alegre, que lidera a lista de casos na região desde o início da pandemia, registrou 373 casos neste início de outubro contra 461 na última quinzena de setembro. Redução de 88 casos no período.

Já Santa Rita do Sapucaí registrou 118 novos casos no início de outubro contra 200 da última quinzena de setembro, redução de 82 casos entre os períodos.

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Casa Coelho

Comentários

Novato