Posses de prefeitos eleitos serão online e com restrição de público no dia 1º no Sul de MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 30/12/2020 às 20:58:43
Em Itajubá, prefeito e vice diagnosticados com Covid-19 vão participar de casa. Prefeitos eleitos do Sul de Minas tomarão posse de forma online no dia 1º de janeiro

Por causa da pandemia, as cerimônias de posses dos eleitos nas eleições deste ano serão diferentes. Haverá um número reduzido de convidados e em Itajubá (MG), pela primeira vez a posse será via internet, já que prefeito e vice estão com Covid-19.

Os onze vereadores eleitos vão tomar posse no dia 1º de janeiro, às 14h, no Teatro Municipal de Itajubá. A sessão será semipresencial e presidida pelo presidente da câmara, Sebastião Vieira. Cada vereador poderá levar até cinco convidados.

Depois, às 17h, somente os vereadores irão para a câmara sem a presença do público para dar posse ao prefeito e vice, que estarão em suas casas. Em seguida, haverá uma outra cerimônia para a passagem de cargos do Legislativo.

Em Itajubá, prefeito e vice eleitos vão participar de cerimônia de posse de casa

Reprodução EPTV

O prefeito eleito, Cristian Gonçalves (DEM) e o vice, Nilo Baracho (MDB), foram diagnosticados com Covid-19 na última segunda-feira e estão em isolamento domiciliar. As esposas dos candidatos eleitos também contraíram a doença.

"Estamos cumprindo o isolamento em nossas casas, passamos bem, apresentando apenas leves sintomas. No dia 1º, aqui em Itajubá, a cerimônia acontecerá de uma maneira inusitada, os vereadores se reunirão na Câmara Municipal e eu e o vice acompanharemos a sessão das nossas casas, através de computador e utilizando a internet. Fato novo, inusitado, que vem talvez para marcar um novo normal nessa questão da pandemia, mas que também chancela o direito e nos concede de maneira oficial a tomarmos posse e assumirmos a administração da nossa cidade", disse o prefeito eleito de Itajubá, Cristian Gonçalves (DEM).

Posses na região

Em Pouso Alegre, a posse dos eleitos terá restrições. A solenidade acontece na Câmara dos Vereadores sem a presença de público. Cada político empossado poderá levar apenas um convidado. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV e Rádio Câmara, além das plataformas digitais.

Em Varginha, a posse será às 10h do dia 1º de janeiro na câmara. Só poderão comparecer os eleitos, sem convidados e sem público. A sessão também será transmitida por uma TV local e redes sociais.

Em Passos, serão duas cerimônias na câmara, sem público e com transmissão ao vivo pela TV do Legislativo. Às 14h haverá a posse dos vereadores e às 19h, a do prefeito e vice. Os políticos poderão levar até cinco convidados.

"Se justifica que nós não tenhamos sessões presenciais no momento em que a pandemia se encontra de forma ainda mais aguda, razão pela qual se compreende porquê a vida política também não pode parar, que nós tenhamos esse tipo de acontecimento ocorrendo de forma remota", disse o especialista em direito eleitoral, Luiz Eugênio Scarpio.

VÍDEOS: Veja os vídeos mais assistidos do Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato