Testes para detectar a covid-19 contribuem para a segurança da população

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 29/03/2021 às 10:37:34
Minas Gerais vive a etapa mais grave da pandemia, e os testes ajudarão como fator decisivo para a segurança da população.

Divulgação: Bonne Santé Lab

Em um momento em que Minas Gerais vive, atualmente, a etapa mais grave da pandemia, com hospitais no limite, a necessidade de testes para detecção da doença e conhecimento do verdadeiro número de infectados aumenta ainda mais, e o Laboratório de análises clínicas Bonne Santé Lab está preparado para a nova etapa em que esta o estado.

Na capital, Belo Horizonte, a ocupação de leitos de terapia intensiva chegou a 93,4% nos últimos dias, e as cidades do interior do estado não estão muito diferentes. O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção, ao prognóstico e ao tratamento da infecção. Os resultados obtidos via teste rápido podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção.

No laboratório de análises clínicas Bonne Santé Lab, a segurança e confiança com o resultado obtido é ainda maior, já que isso dará a resposta para a população de como estão em relação ao vírus, sendo que qualquer sintoma deve ser avaliado e analisado por um médico para a maior segurança da população.

Conheça os testes disponíveis no laboratório e como eles podem te ajudar:

O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o melhor no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. Os resultados são excelentes entre o terceiro e o décimo dia pós-infecção.

Esse teste molecular pode ser realizado em amostras retiradas da cavidade nasal, da garganta e das vias respiratórias inferiores.

Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento em traduzido em resultado positivo.

Em caso de resultado positivo, a suspeita de COVID-19 é confirmada, sem precisar contestar.

Em resultados negativos, sugere-se a repetição do teste e/ou nova coleta de amostra biológica do paciente, após alguns dias.

Embora os testes sorológicos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, podemos considerá-los uma excelente alternativa para a triagem inicial e testagem em massa da população. A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

É recomendado que seja realizado 10 dias após início dos sintomas, já que a produção de anticorpos no organismos acontece depois de um período.

Em caso de resultado negativo, uma nova coleta pode ser necessária, a critério médico, já que nem todas as pessoas desenvolvem anticorpos detectáveis, principalmente as pessoas que tem sintomas leves ou não apresentam sintomas. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.

Estão disponíveis no mercado dois tipos de testes rápidos: de antígeno e os de anticorpos. Que atuam como se fossem testes rápidos para gravidez. A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta.

Mas, a maioria dos testes rápidos existentes possuem sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação as outras metodologias, por isso é importante ter a orientação e o acompanhamento de um médico.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM O LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS BONNE SANTÉ LAB:

Pratápolis: (35) 3533-2474

Itaú de Minas: (35) 3536-4209

ou pelas nossas redes sociais (facebook e instagram): @bonnesantelab

Médicos Responsáveis: Fernando Gustavo Cunha - CRBM 4307 e Tuany Rodarte Pimenta de Oliveira - CRBM 11269
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato