Padre que precisa de transplante de medula óssea lança campanha de doação em Pouso Alegre, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 09/04/2021 às 16:29:41
Segundo sacerdote, ele foi diagnosticado com uma pré-leucemia, sendo necessário o transplante. A campanha é para todos que se encontram no mesmo quadro. Padre que precisa de transplante de medula óssea organiza campanha de doação no Sul de MG

O padre da arquidiocese de Pouso Alegre (MG), Andrey Nicioli, lançou uma campanha de doação de medula óssea na cidade. Segundo o sacerdote, ele foi diagnosticado com mielodisplasia, uma doença rara que é considerada uma pré-leucemia, o que o incentivou para o início da campanha.

Em vídeo publicado na internet, o padre explica como participar: 'As pessoas podem me procurar nas redes sociais e deixar seu nome completo e telefone. Posteriormente, eu repasso ao hemocentro e eles fazem o agendamento'', explica o sacerdote.

"Esse sofrimento tem trazido pra mim a santificação, mas também, para dar testemunho de que Deus cuida sempre e que a gente pode sempre fazer o bem ao próximo,' finaliza o padre.

Veja como funciona o processo de doação

Entenda como funciona o processo para doação de medula óssea

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) é responsável por identificar doadores compatíveis em todo o país. Ao fazer o cadastro para doação, as informações vão para esse centro.

Em entrevista à EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, a responsável pela captação de doadores de Poços de Caldas (MG) explica como se cadastrar no Redome: 'É preciso entrar em contato com o hemocentro mais próximo do seu município, apresentar documento oficial com foto e ter de 18 a 55 anos. É necessário estar com boa saúde, não apresentando nenhuma doença infecciosa ou hematológica', orienta Elizabeth Jacob.

'Ao realizar o cadastro, são recolhidos 5ml de sangue para fazer os exames de compatibilidade. Sendo compatível, é feito o contato com o doador, para examinar novamente e confirmar se realmente é compatível', complementa.

Ainda segundo a responsável, a chance de compatibilidade entre irmãos do mesmo pai e mãe, é de 25% a 30%. Entre não aparentados, é uma a cada 100 mil.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato