Paciente morre na UPA por Covid-19 em Poços de Caldas; prefeitura diz que não estava na fila por UTI

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 13/04/2021 às 20:23:54
Vítima estava internada desde quarta-feira (7) em leito semi-intensivo da Unidade de Pronto Atendimento. Óbito foi confirmado pela administração municipal nesta terça-feira (13). A Prefeitura de Poços de Caldas confirmou nesta terça-feira (13) o óbito pela Covid-19 de uma paciente de 52 anos que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a administração municipal, ela estava na chamada Sala Vermelha da UPA, que é uma unidade semi-intensiva. A prefeitura afirma que ela não estava na fila por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UPA).

Conforme divulgado pela administração municipal, a vítima deu entrada na UPA na última quarta-feira (7) e já em estado gravíssimo, com elevado comprometimento dos pulmões.

Segundo a assessoria da administração municipal, a transferência da paciente para um leito de UTI não foi nem mesmo cogitada. A prefeitura explicou que isso foi feito devido à gravidade em que ela chegou ao pronto-atendimento, sem condições de ser transportada.

A administração municipal disse que que ela recebeu todo o atendimento da equipe da UPA e esteve internada até a data do óbito. Segundo a prefeitura, a Sala Vermelha possui todos os equipamentos de uma UTI.

Segunda morte na UPA

No sábado (10), Poços de Caldas registrou a primeira morte de um paciente na UPA. Na oportunidade, a mulher de 76 anos aguardava uma vaga de UTI para continuar o tratamento contra Covid-19.

O estado de saúde se agravou e não havia leitos de terapia intensiva disponíveis. Por conta disso, ela permaneceu no local e não resistiu.

Nos últimos 13 dias, a taxa de ocupação de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 na cidade tem se mantido em 100%.

Covid-19 em Poços de Caldas

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Poços de Caldas contabiliza 7.056 contaminações pela Covid-19, sendo 206 morte em decorrência do coronavírus.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato