Ex-diretor do Inatel, Navantino Dionizio Barbosa Filho morre em Pouso Alegre aos 73 anos

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 07/06/2021 às 22:32:20
Nava, como era chamado, estava internado na UTI do Hospital Renascentista e morreu na madrugada desta segunda-feira (7). O ex-diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, Navantino Dionizio Barbosa Filho, morreu na madrugada desta segunda-feira (7) por complicações de uma pós-cirurgia de uma diverticulite. Ele estava internado na UTI do Hospital Renascentista de Pouso Alegre, onde o óbito ocorreu.

Natural de Miraí, na zona da mata mineira, o professor Navantino chegou a Santa Rita do Sapucaí em 1968 para estudar Engenharia de Operação em Telecomunicações e depois Engenharia Elétrica - Opção Eletrônica no Inatel, onde permaneceu como professor. Foi o primeiro ex-aluno a se tornar Diretor da instituição, entre 1985 a 1990, e teve papel decisivo nas transformações do Instituto.

“Nava, como era carinhosamente chamado por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele, tem uma grande história junto ao Inatel e à Santa Rita do Sapucaí”, escreveu o Inatel em nota de pesar.

Segundo Navantino, as ligações à distâncias no país foram viabilizadas pelos engenheiros do Inatel

Daniela Ayres/ G1

A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí também publicou nota de pesar pelo falecimento do ex-diretor do Inatel.

“Professor Navantino sempre foi uma pessoa dedicada e respeitada no meio acadêmico e contribuiu de forma relevante na elaboração do projeto do "Vale da Eletrônica", responsável por um grande impulso no desenvolvimento do nosso município”, pontuou a prefeitura.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato