Sul de Minas tem 98% de idosos com mais de 60 anos imunizados com 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 17/06/2021 às 20:51:29
Mas o percentual de quem recebeu a segunda dose cai para pouco mais da metade; um dos motivos é o intervalo entre as duas doses. Sul de Minas tem cobertura vacinal de 98% de idosos entre 60 e 90 anos contra a Covid-19

Cerca de 98% das pessoas que têm 60 anos ou mais já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Sul de Minas. Mas o percentual de quem recebeu a segunda dose cai para pouco mais da metade. Um dos motivos é o intervalo entre as duas doses.

Entre as três maiores cidades do Sul de Minas, Poços de Caldas é a que tem o maior percentual de vacinados na 1ª dose: 98,34%. Em seguida aparece Pouso Alegre, com 98,09% e depois Varginha, com 97,94%.

Já em relação à segunda dose, quem tem o maior percentual é Pouso Alegre: 59,55%. Em seguida aparece Poços de Caldas, com 56,19% e Varginha, com 45,76%.

"São as pessoas que receberam a vacina AstraZeneca e ela tem um intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose. Então quando esse intervalo for atingido a gente vai fazer a vacinação, a segunda dose dessas pessoas. A gente orienta todas as pessoas quando elas saem, quando elas acabam a vacina, qual é a data de retorno, então elas têm que ficar atentas a essa data e nos procurar na data da segunda dose para completar a vacina", disse a responsável pelo centro de imunização em Poços de Caldas, Ana Corina Pacheco de Miranda.

Sul de Minas tem 98% de idosos com mais de 60 anos imunizados com 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Divulgação/Secom

Conforme dados do Estado, a cobertura da 1ª dose da vacina entre idosos que têm entre 85 e 89 anos ficou em 92%. Quando chegamos ao público com mais de 90 anos de idade, esse número cai para 72%.

"Nós tivemos na população de idosos, uma cobertura vacinal excelente. O que nós percebemos é que desde um primeiro momento, havia a projeção do número da população alvo baseada em censo do IBGE e baseada em campanhas de vacinação para influenza dos últimos anos, então são números aproximados que serviram para balizar o estado dos quantitativos a encaminhar para cada município. As taxas de cobertura vacinal acabam tendo que ser feitas com base na projeção inicial, mas temos uma cobertura ótimo", disse o superintendente de combate à Covid de Varginha, Luiz Carlos Coelho.

Os idosos que não receberam a segunda dose e principalmente os que não receberam nenhuma, precisam ser vacinados. Desde o início do Plano Nacional de Imunização, eles encabeçam a lista dos grupos prioritários para receber a vacina.

"Esse grupo de idosos ele se mostrou para nós na primeira onda da Covid-19 do ano de 2020 como grupo que teve mais mortalidade. Ao mesmo tempo na segunda onda, no primeiro quadrimestre de 2021, foi o grupo que menos teve problema a partir do momento em que a vacinação foi avançando. Isso prova claramente para a população geral e principalmente para os idosos a importância que foi tê-los como grupo prioritário", disse Luiz Carlos Coelho.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato