Governador Romeu Zema diz que c√Ęnions de Capit√≥lio passar√£o por an√°lise de ge√≥logos

A Tragédia nos Lagos de Furnas em Capitólio: dez Mortos e 27 Feridos

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 10/01/2022 às 17:03:04

Governador

Romeu Zema

diz que c√Ęnions

de Capitólio

passar√£o por

an√°lise de

geólogos


Governador concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira em S√£o Jo√£o Batista do Glória. O governador Romeu Zema (Novo) disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10) em S√£o Jo√£o Batista do Glória (MG) que a regi√£o de Capitólio (MG) ter√° um maior cuidado com o turismo após a tragédia que deixou 10 mortes nos c√Ęnions de Furnas.

Segundo ele, a regi√£o passar√° por an√°lises de geólogos antes que o turismo seja liberado novamente.



"Sabemos a partir de agora que é uma regi√£o sujeita a riscos e que vai merecer uma an√°lise técnica de geólogos, pessoas que possam fazer uma an√°lise e possam colocar ali um n√≠vel aceit√°vel ou nao. Nós queremos viabilizar e vamos, sim, o turismo com seguran√ßa. É poss√≠vel sim", disse o governador.

Romeu Zema disse acreditar que o acidente foi uma fatalidade e ressaltou que foi um fato inédito.

"Queremos que a regi√£o continue atraindo turistas, mas a partir de agora com um cuidado adicional. Ser√° pedido e teremos anualmente uma an√°lise. Lembro a voc√™s que é algo inédito, o que aconteceu ali é o que poderia acontecer em muitos lugares do Brasil, de uma rocha rolar de uma montanha e atingir um carro, sem previsibilidade. Tivemos aqui uma fatalidade dessa rocha atingir uma lancha com 10 pessoas", disse o governador.



Romeu Zema afirmou que vai aguardar a apuração das autoridades, mas que não acredita em responsáveis pelo acidente.

"Ser√° feita uma apura√ß√£o por parte da Pol√≠cia Civil, da Marinha e vamos aguardar. N√£o sou nenhum especialista nessa √°rea, mas quero deixar claro que o que aconteceu ali é algo inédito. E quando o raio cai, quem é o respons√°vel? o prefeito?", disse o governador.

Perguntado se a tragédia poderia ter sido evitada, o governador voltou a reafirmar que o acidente foi uma fatalidade.

"Eu acho que poderia (ser evitada) da mesma maneira que nós poder√≠amos evitar que nenhuma rocha venha a rolar de qualquer montanha do Brasil. É algo inédito, que nunca aconteceu anteriormente. Nos √ļltimos 100 anos nós n√£o sabemos de nenhuma ocorr√™ncia dessas, ent√£o seria muito dif√≠cil de prever", disse Romeu Zema.

Ainda segundo Romeu Zema, até que as embarca√ß√Ķes envolvidas no acidente sejam resgatadas pela Marinha, a √°rea dos c√Ęnions ficar√° interditada.

Vítimas são identificadas

pela Polícia Civil


Veja quem s√£o as 10 v√≠timas da tragédia de Capitólio (MG) - Fotos - R7 Minas Gerais

A √ļltima v√≠tima do acidente de Capitólio foi identificada no in√≠cio da tarde desta segunda-feira (10). Ao todo, dez pessoas morreram após o desabamento de rochas no c√Ęnions. A décima pessoa a ser identificada é Carmem Pinheiro da Silva, de 43 anos, natural de Cajamar (SP).

Na manh√£ desta segunda, outras quatro pessoas também foram identificadas: Geovany Teixeira da Silva, de 37 anos; Geovany Gabriel Oliveira da Silva, 14 anos, Thiago Teixeira da Silva Nascimento, 35 anos

Geovany Teixeira e Geovany Gabriel eram pai e filho. Thiago era primo de Geovany Teixeira. Todas as vítimas do acidente estavam na mesma lancha que tinha o nome de "Jesus", segundo o delegado regional da Polícia Civil, Marcos Pimenta.

Eles estavam hospedados em um rancho em S√£o José da Barra (MG) e eram familiares e amigos. O dono da pousada era propriet√°rio da lancha e também parente das v√≠timas. O piloto era funcion√°rio dele, de acordo com informa√ß√Ķes da pol√≠cia.


Veja quem são as vítimas
da tragédia em Capitólio:


Julio Borges Antunes, 68 anos, natural de Alpinópolis (MG).

(Foi enterrado em S√£o José da Barra.)

Maycon Douglas de Osti, 24 anos, nascido em Campinas.
(Foi enterrado em Sumaré.)

Camila da Silva Machado, 18 anos, nascida em Paulínia.
(Foi enterrada em Sumaré)

Sebasti√£o Teixeira da Silva, 64 anos, natural de Anhumas.
(Enterrado em Serrania.)

Marlene Augusta Teixeira da Silva, 57 anos, natural de Ita√ļ de Minas. (Enterrada em Serrania.)

Geovany Teixeira da Silva, 37 anos, natural de Ita√ļ de Minas.
(Enterrado em Serrania.)

Geovany Gabriel Oliveira da Silva, 14 anos, natural de Alfenas. (Enterrado em Serrania)

Rodrigo nascido em Betim (MG).
(Ele era o piloto da lancha - Enterrado em S√£o José da Barra)

Carmem Pinheiro da Silva, de 43 anos,
(Natural de Cajamar SP)



Investigação

Ainda n√£o se sabe o que provocou o acidente. Além da Pol√≠cia Civil, a Marinha informou que um inquérito ser√° instaurado para apurar as causas do deslizamento de pedras no Lago de Furnas.

O prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva (Progressista), disse em entrevista coletiva neste domingo que nunca havia ocorrido acidente como este e, por isso, n√£o h√° um estudo ou an√°lise geológica sobre os pared√Ķes.

No domingo, o prefeito j√° tinha anunciado o fechamento do turismo aqu√°tico na cidade. Segundo ele, est√£o fechadas as entradas dos c√Ęnions e também do local conhecido como Cascatinha.

Também neste domingo, Furnas Centrais Elétricas divulgou uma nota sobre o acidente. A concession√°ria lamentou as mortes e disse se solidarizar com as fam√≠lias. Furnas esclareceu ainda que "utiliza a √°gua do lago para a gera√ß√£o de energia elétrica e que a fiscaliza√ß√£o dos demais usos, incluindo o turismo, competem à Marinha e aos poderes p√ļblicos locais".

Feridos

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves.

Dessas, 27 foram atendidas e liberadas: 23 delas da Santa Casa de Capitólio e outras 4 da Santa Casa de S√£o José da Barra, a 46 km de Capitólio.

2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;

Um paciente internado na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio, é um jovem de 26 anos e morador de Pimenta (MG). Ele deve ser operado nesta segunda-feira (10) e em seguida deve ter alta; a terceira pessoa que estava internada em Passos foi para um hospital particular e est√° est√°vel.

Fonte: G1 Sul de Minas e Governo de Minas

Comunicar erro
hospital Lavras

Coment√°rios