Documentário relembra história da Felinju, que deu início ao polo de moda e lingerie de Juruaia, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 22/04/2022 às 08:23:04
Nesta semana, a prefeitura divulgou que a feira se tornou um "Bem do Patrimônio Histórico e Cultural" da cidade. Um documentário que relembra a história da Felinju, a Feira de Moda e Lingerie de Juruaia (MG), será exibido às 19h30 desta sexta-feira (22). Nesta semana, a prefeitura divulgou que a feira se tornou um "Bem do Patrimônio Histórico e Cultural" da cidade.

O surgimento do polo de lingerie na cidade de pouco mais de 10 mil habitantes transformou a economia do município, que antes era praticamente toda baseada na agropecuária, sobretudo o café. Hoje, cerca de 95% das confecções são lideradas por mulheres no município.

Veja tudo sobre a Felinju 2022 no g1

"Foi através da sua primeira edição que as empresas se destacaram no mercado da moda intima, o qual mudou o rumo do mercado financeiro do nosso município que até então era apenas agropecuário. A Felinju com seu sucesso levou o nome de Juruaia a vários cantos, e com o aumento da demanda criou-se a oportunidade de emprego e renda para as mulheres e durante esses 25 anos de Felinju ela só cresceu e então vimos a necessidade de registrar o modo se fazer uma feira de sucesso,que hoje representa uma parte cultural de nossa cidade", disse a supervisora do Departamento de Cultura de Juruaia, Ozana Oliveira.

Edição 2022 da Felinju voltará a acontecer presencialmente em Juruaia

Arquivo g1 / Viola Jr.

A presidente da Aciju, a Associação Comercial de Juruaia, Tania Mara Rezende, comemorou o tombamento da feira como patrimônio do município.

"Foi uma conquista muito grande e muito feliz para Juruaia porque a Felinju sempre foi nosso cartão postal, o principal evento do polo e ele traz muito desenvolvimento não só para o polo, mas para toda região, porque a gente envolve na sua realização, empresas de toda região que vem prestar serviços durante o período da Felinju", disse.

A vigésima quinta edição da Felinju acontece nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Eventos Expoju. A edição deste ano marca a retomada presencial da feira, que durante 2 anos, precisou ser feita pela internet, devido à pandemia.

Além dos estantes virtuais, os interessados também poderão continuar a comprar as peças produzidas pelas confecções da cidade pela internet.

Fonte: G1 Sul de Minas e Felinju

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato