Eleições 2022: Pouso Alegre tem maior crescimento no eleitorado entre as maiores do Sul de MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 22/07/2022 às 19:51:15

Eleições 2022:


Pouso Alegre


tem maior


crescimento


no eleitorado


entre as maiores


do Sul de MG


Aumento na cidade foi de 5,5%. Em 2018, eram 102,7 mil pessoas aptas a votar, sendo que este ano o número subiu para 107,7 mil. Pouso Alegre teve o maior crescimento no eleitorado entre as maiores cidades do Sul de Minas. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, em 2018 eram 102,7 mil pessoas aptas a votar, sendo que este ano o número subiu para 107,7 mil. O crescimento foi de 5,5%.



"Pouso Alegre nos últimos dez anos ampliou muito a sua população, isso também em projeção às demais cidades da região. Isso reflete no eleitorado, porque as pessoas vêm para a cidade trabalhar e automaticamente elas transferem o título e toda a sua vida, participando mais da construção política da cidade", explicou o professor e especialista em direito eleitoral, Fulvio Machado Faria.

Este é o caso do publicitário David Lima. Ele é natural de Machado (MG) e mora em Pouso Alegre há cinco anos. Ele transferiu o título de eleitor para o município onde vive.

"Ia para Machado todas as vezes que tinha necessidade de votar, mas acabava sendo um pouco complicado pelo deslocamento, não tenho mais família para ir lá. Preferi transferir. É bem próximo da minha casa que posso votar com facilidade", falou o publicitário.

Divulgação/TSE

Ainda segundo o levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, Pouso Alegre é a cidade da região que apresenta o maior número absoluto de pessoas com menos de 18 anos portando um título de eleitor. São 998 adolescentes aptos para votar. O numero é 94% maior que das ultimas eleições presidenciais.

Pouso Alegre Minas Gerais - Photos | Facebook

"O Brasil precisa de novos eleitores, a gente precisa da nova geração votando hoje em dia. Decidi tirar meu título porque quero ter voz e quero ser participativo na sociedade", disse o estudante Natan Jonas Rosa Nadour, que tem 16 anos e vai votar pela primeira vez.

As estatísticas cresceram também em outros grupos sociais do município. De 2018, pra cá, subiu de cinco para 22 o número de eleitores que vão usar o nome social. Em relação aos eleitores com deficiência, o aumento foi de 117,5% - subiu de 120 para 261.

"A gente vê por exemplo nos institutos, nas escolas, nas faculdades, uma mobilização muito grande da juventude para participar. Com isso a gente fica contente, que os jovens estão querendo dar o voto, participar, dar opinião. Isso mostra que Pouso Alegre é uma cidade em que os jovens estão conectados com a política e com a realidade", disse o professor.

Com relação ao eleitorado em geral, as mulheres correspondem a pouco mais de 52%.

"Por mais que há uma diferença pequena, há mais mulheres do que homens. Há um indicativo também de que há uma mobilização maior na juventude", concluiu o professor.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal / Cartório Eleitoral

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato