Eventos alavancam turismo e geração de empregos em São Lourenço, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 14/10/2022 às 21:12:10
Neste fim de semana, a cidade recebe o 1º Encontro de Mestres Cervejeiros do Sul de Minas. Turismo é o setor que mais emprega em São Lourenço, aponta o Caged

O turismo tem alavancado a geração de empregos em São Lourenço (MG). Neste fim de semana, a cidade recebe o 1º Encontro de Mestres Cervejeiros do Sul de Minas. Atrações como essa junto com a beleza da cidade atraem turistas e geram mais empregos.

"Nós temos esse espaço ocupado pelo menos duas vezes por mês com eventos como esse aqui. Já tivemos o jazz, já tivemos o Degusta, o Doce Minas, Festa das Entidades, então de 15 em 15 dias no mínimo a gente tem um evento no estacionamento do parque, na Praça Brasil", disse o secretário de Turismo e Cultura, Alexandre Melo.

Com mais turistas, alguns setores geram mais empregos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os segmentos de serviços e comércios foram os que mais contrataram.

De janeiro a agosto, o saldo positivo de geração de empregos no setor de serviços ficou em +104. Já o comércio fechou -91 vagas.

Eventos alavancam turismo e geração de empregos em São Lourenço

No evento que acontece neste fim de semana, próximo à entrada do Parque das Águas, mais de 180 pessoas foram contratadas pela organização. Isso sem contar as contratações indiretas geradas pelos expositores e prestadores de serviço.

Em hotéis, mais quartos são reservados. Nos últimos eventos, quase 50% da capacidade foi ocupada.

"Diretamente estamos aí abrindo oportunidades para todas as pessoas da nossa cidade estarem trabalhando, a gente descobriu que tem uma mão de obra muito boa, muito qualificada dentro da cidade, não tem necessidade de ir longe para apresentar um evento de um porte desses", disse o produtor de eventos, Marcos Carvalho Flori.

Os comerciantes aproveitam para faturar mais em dias de eventos.

"São eventos importantes, fomentam o turismo na cidade, dobra o meu faturamento, em mês que tem eventos até triplica o faturamento e além de dar oportunidade de empregos, a gente contrata extras são oito, dez pessoas trabalhando em um evento grande como esse, eu acho muito importante", disse o comerciante Marcelo Veloso.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato