Eleições 2020: mais de 2,2 milhões de eleitores vão às urnas no Sul de Minas neste domingo

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 14/11/2020 às 18:10:23
Em meio à pandemia, eleição será histórica devido aos cuidados para prevenção ao novo coronavírus O domingo (15) será um dia diferente para mais de 2,2 milhões de eleitores do Sul de Minas. Além de exercer o direito ao voto, todos terão de tomar uma série de cuidados preventivos ao coronavírus nas mais de 27 mil seções eleitorais espalhadas pelas 164 cidades da região.

O número de eleitores do Sul de MG é 2.234.707. A quantidade é 1,8% maior se comparado ao eleitorado de 2016. Ou seja, a região ganhou 40.345 novos eleitores em 2020. Na última eleição municipal votaram 2.194.362 pessoas em todo Sul de MG.

Das 161 zonas eleitorais da região, quatro delas estão nas três maiores cidades: Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha. Nesses locais há 1.247 seções eleitorais e 1.365 urnas eletrônicas. Apenas 15 candidatos tentam a reeleição entre 23 candidatos ao cargo de prefeito e 983 ao de vereador.

Eleitores vão às urnas neste domingo (15) em todo o Brasil para as eleições municipais

Heloise Hamada/G1

Prevenção à Covid-19

Somente nessas três maiores cidades da região, a soma de materiais a serem utilizados no combate ao coronavírus chega a quase 30 mil itens em cada uma das 1.247 seções.

Cada mesário receberá três máscaras e um protetor de rosto (face shield). São quase 25 mil acessórios de proteção que serão distribuídos na região.

Quanto ao álcool gel, cada mesário recebe uma bisnaga menor do material para uso individual. Outras embalagens estarão disponíveis para a higienização dos eleitores. A quantidade varia conforme o município entre 3 a 4. Também haverá álcool gel para a limpeza dos objetos em cada seção. A soma de todos esses recipientes de álcool chega a 10.834.

Poços de Caldas

No maior colégio eleitoral do Sul de Minas, Poços de Caldas (MG), que tem 117.927 eleitores, há nove candidatos na disputa. São eles: Dr. Eloisio (PSB), Eduardo Junqueira Dias (PDT), Ercules Tassinari (PTB), Geraldo Laier (Podemos), Geraldo Thadeu (Republicanos), João Alexandre (Solidariedade), Professor Flávio (Rede Sustentabilidade), Sérgio Azevedo (PSDB) e Yula Merola (Cidadania). Poços também possui 294 candidatos ao cargo de vereador.

Com 168.641 habitantes, as mulheres são a maioria do eleitorado. Elas somam mais de 60 mil eleitoras. Os homens são quase 55 mil. A faixa etária com maior número de eleitores está entre 35 a 44 anos.

Poços de Caldas possui duas zonas eleitorais: 350 e 222. Na primeira, são 732 vagas para mesários e cerca de 70.100 eleitores. São 183 seções eleitorais distribuídas em 26 locais de votação.

Já na zona eleitoral 222 são 768 vagas para mesários e 70.226 eleitores de Campestre (MG), Bandeira do Sul (MG) e parte da cidade de Poços de Caldas. Portanto, são 125 seções em Poços e outras 192 nas cidades de abrangência. As duas zonas eleitorais têm 618 urnas eletrônicas.

Candidatos à Prefeitura de Poços de Caldas:

O primeiro candidato, por ordem alfabética da urna, é o odontólogo Eloisio do Carmo Lourenço, o Dr. Eloisio (PSB). Ele tem 52 anos e concorre ao lado do vice João Gabriel Pinheiro Chagas (PSB). Outro candidato é o empresário Eduardo Junqueira Dias (PDT) de 25 anos que concorre a prefeito com Vinicius Gadbem (PDT) como vice.

O terceiro candidato é o também empresário Ercules Berlini Tassinari, o Ercules Tassinari ( PTB) de 67 anos. Seu companheiro de candidatura é o vice Dr. João Ciofi (PTB). Na sequência, está o candidato Geraldo Cirilo Laier, o Geraldo Laier (Podemos). Com 71 anos, o aposentado tenta a eleição com o vice Artenio Leite (Podemos).

Montagem com os candidatos à Prefeitura de Poços de Caldas (MG) nas eleições 2020

Divulgação/Montagem G1

O quinto candidato é Geraldo Thadeu Pedreira dos Santos, o Geraldo Thadeu (Republicanos). O odontólogo possui 75 anos e Tereza Navarro (PL) é sua vice. Já João Alexandre Moura Oliveira, o João Alexandre (Solidariedade), aos 38 anos é professor de ensino médio e candidato a prefeito de Poços de Caldas com Yoshinori Kamei (Solidariedade) como vice.

O atual vice-prefeito de Poços de Caldas, Flávio Henrique Faria, o Professor Flávio (Rede Sustentabilidade) quer ser prefeito da cidade. Ele também é professor de ensino médio e é candidato junto com o vice Dr. Simongini (PSD).

Já o atual prefeito da cidade, o engenheiro Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo, o Sérgio Azevedo (PSDB), de 56 anos, concorre à reeleição. Seu atual candidato a vice é Julio Cesar Freitas, o Tio Julio (DEM).

E a nona candidata por ordem alfabética da urna é Yula de Lima Merola, a Yula Merola (Cidadania). A única mulher a tentar as eleições municipais para o cargo de prefeita, tem 49 anos, é servidora pública municipal e seu vice é Azer Zenun Junqueira (PSL).

Pouso Alegre

Segunda cidade mais populosa do Sul de Minas, Pouso Alegre tem 152.549 habitantes, seis candidatos ao cargo de prefeito e outros 285 candidatos a vereador. Concorrem à prefeitura: André Prado (PV), Camilo (PT), Dr. Donizetti (Podemos), Professor Luiz Carlos (PSOL), Rafael Simões (DEM) e Sargento Silveira (PSL).

A cidade de Pouso Alegre possui o segundo maior eleitorado da região com cerca de 103.699 eleitores aptos a votar. As mulheres são a maioria entre os eleitores e somam 54.077 pessoas, enquanto os homens são 49.539. A faixa etária com maior número de eleitores é igual para ambos os sexos e vai de 35 a 39 anos.

Com apenas uma zona eleitoral, a 227, o município possui cerca de 357 urnas eletrônicas. Elas estão distribuídas em 389 seções em 59 locais de votação nas cidades de Pouso Alegre, Borda da Mata, Congonhal, Senador José Bento e Tocos do Mogi. Ainda há 1.280 vagas de mesários para as eleições.

Candidatos à Prefeitura de Pouso Alegre:

O primeiro candidato, por ordem alfabética da urna, é André Prado dos Santos, o André Prado (PV). Com 43 anos, o vereador conta com Marcos Paco (PV) como vice. Outro candidato, Sebastião Camilo de Carvalho, o Camilo (PT), tem 59 anos e é advogado. Seu vice é Herculano (PT).

O advogado Antonio Donizetti Moreira de Andrade, o Dr. Donizetti (Podemos), tem 64 anos. Cleusa Sales (Podemos) é sua vice-prefeita. Já Luiz Carlos Silva da Cunha, o Professor Luiz Carlos (PSOL) tem 58 anos e é professor de ensino médio. Seu vice é o também professor Décio (PSOL).

Montagem com os candidatos à Prefeitura de Pouso Alegre (MG) nas eleições 2020

Divulgação / Montagem G1

Tentando a reeleição, está o candidato Rafael Tadeu Simões, o Rafael Simões (DEM). Com 56 anos, o atual prefeito de Pouso Alegre é professor de ensino superior e tem coronel Dimas (PSDB) como seu vice.

O sétimo candidato é Anderson Soares Silveira, o Sargento Silveira (PSL). O militar reformado possui 46 anos e tem Rogéria Ferreira (PP) como sua vice-prefeita.

Varginha

Em Varginha, o terceiro maior colégio eleitoral do Sul de Minas, há 99.159 eleitores. A cidade possui o maior número de vereadores entre as três maiores cidades da região com 404 candidatos. Para a disputa ao cargo de prefeito há 7 concorrentes.

São eles: Anderson Martins (PSDB), Demétrio Junqueira (Rede Sustentabilidade), Jonas Loureiro (PCdoB), Maria da Penha (PSOL), Rogério Bueno (PSB), Verdi (Avante) e Zacarias Piva (PSL).

A cidade possui 99.159 eleitores aptos a votar. As mulheres também são maioria no eleitorado de Varginha: 51.822. Os homens somam 47.272 pessoas. A faixa etária que predomina entre os eleitores na cidade vai de 35 a 44 anos.

A zona eleitoral de Varginha é a 281, que possui 1.104 vagas para mesários e compreende também as cidades de Elói Mendes e Carmo da Cachoeira. As urnas disponíveis são 360 e estão distribuídas em 358 seções, espalhadas por 57 locais de votação.

Candidatos à Prefeitura de Varginha:

O candidato Anderson de Souza Martins, o Anderson Martins (PSDB), possui 49 anos e é administrador. Seu vice é o Professor Guilherme (PSDB). Outro candidato que também disputa o cargo de prefeito é Demétrio Junqueira Figueiredo, o Demétrio Junqueira (Rede Sustentabilidade). Ele é veterinário e tem 42 anos. Seu vice é o Professor Wender Reis.

O terceiro candidato por ordem de urna é Jonas Loureiro (PCdoB). O jornalista e redator possui 39 anos e disputa a prefeitura com Elida Erbst (PCdoB).

Montagem com os candidatos à Prefeitura de Varginha (MG) nas eleições 202

Divulgação/Montagem G1

A única mulher a disputar a prefeitura de Varginha é a servidora pública civil aposentada Maria da Penha Ferreira, a Maria da Penha (PSOL). Ela tem 62 anos e seu vice é Professor Nelson.

O quinto candidato é Rogério Bernardes Bueno, o Rogério Bueno (PSB). Com 50 anos, o advogado disputa as eleições 2020 com o Professor Mário como vice.

O atual prefeito, Vérdi Lúcio Melo, o Verdi (Avante), tenta a reeleição. O candidato tem 67 anos e seu vice é Leonardo Ciacci (PP). O advogado Zacarias Abrão Piva, o Zacarias Piva (PSL) tem 49 anos e Dr. Vismario é seu vice-prefeito.

VÍDEOS: veja mais sobre as eleições no Sul de Minas

Veja mais notícias sobre as eleições do Sul de Minas no G1
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato