Prefeitura libera abertura de academias e shopping na onda vermelha em Poços de Caldas

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 16/04/2021 às 22:35:24
Medidas foram estabelecidas pelo Comitê Covid-19 e publicadas na noite desta sexta-feira (16). Fase que permite flexibilizações passa a valer neste sábado (17) no Sul de MG. A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do Comitê Covid-19, publicou nova Resolução que permite a abertura de academias, do shopping e outros setores do comércio. O documento foi publicado na noite desta sexta-feira (16) e passa a valer a partir deste sábado (17), seguindo a migração para a onda vermelha no Sul de Minas.

Conforme a Resolução, o funcionamento das atividades comerciais e do shopping está autorizado de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos, das 6h às 15h. Segundo a prefeitura, algumas atividades poderão funcionar em um horário estendido ou por 24h horas.

O fim da onda roxa e início da vermelha fez com que as academias fossem liberas a funcionar em Poços de Caldas. Durante a semana, a Câmara de Vereadores havia aprovado um projeto de lei que reconhece a prática de atividades físicas como essenciais no município. O Ministério Público informou que projeto é ilegal, sendo que um dos motivos foi a fase restritiva que estava em vigor na cidade.

Na Resolução, as academias foram inseridas como atividades que poderão funcionar das 5h às 21h (segunda a sábado) e das 6h às 15h aos domingos. Outros estabelecimentos como supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, lanchonetes, comércios de alimentos para animais e comércios de água mineral também têm permissão para seguir o mesmo tipo de funcionamento.

O Comitê liberou alguns tipos de atividades a funcionar por 24 horas. São elas: postos de combustíveis; hospitais; farmácias; imprensa; táxi e mototáxi; transporte de entrega de cargas; transporte coletivo público; serviços funerários; instituições bancárias: clínicas de fisioterapia; consultórios médicos e odontológicos; lojas de materiais clínicos e hospitalares; setores industriais; assistência veterinária e pet shop.

Para as atividades de restaurantes e lanchonetes o horário de funcionamento é das 5h às 21h (segunda a sábado) e das 6h às 15h aos domingos. Segundo a prefeitura, fica determinada a manutenção da ocupação máxima de 40%, exclusivamente sentadas e mantendo o distanciamento de 2 metros quadrados entre as mesas.

Prefeitura libera abertura de academias e shopping na onda vermelha em Poços de Caldas

Prefeitura de Poços de Caldas

Abertura de mais setores

Igrejas e templos religiosos para cultos e missas estão autorizados a funcionar todos os dias, das 5h às 21h, com ocupação máxima de 40% da capacidade e todas as pessoas deverão estar sentadas.

Os hotéis, que já podiam hospedar prestadores de serviços e pessoas que faziam o isolamento da Covid-19, poderão voltar a receber turistas, desde que não ultrapassem a capacidade máxima de 50%.

Os parques públicos estão autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira das 5h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados eles estarão fechados.

A prefeitura também estabeleceu que algumas atividades estão proibidas de funcionar, mesmo com a migração para onda vermelha. Os pontos turísticos públicos e particulares também não podem ser reabertos, assim como parques de diversão e parques temáticos.

Todas as determinações de espaços que podem funcionar e os que não podem funcionar estão disponíveis no site oficial da prefeitura. A administração municipal salienta que o não cumprimento das determinações caracterizará crime contra a saúde pública e de desobediência, incidindo além das penalidades penais cabíveis, sanções administrativas de interdição ou multa ao estabelecimento ou responsável.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato