Retrospectiva 2021: Histórias de superação de pessoas que sobreviveram à pandemia no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 27/12/2021 às 17:40:30

Retrospectiva

2021:

Histórias de

superação de

pessoas que

sobreviveram

à pandemia no Sul de Minas

Histórias de pessoas que superaram a Covid-19 e nos trouxeram a esperança de dias melhores. O ano de 2021 está chegando ao fim com um cenário muito promissor em relação à pandemia da Covid-19. Apesar do temor do aparecimento da nova variante ômicron, a vacinação está avançada e o número de novos casos e mortes da doença retrocederam aos níveis do início da pandemia.


Mesmo assim, foram muitas perdas. Mais do que números divulgados em boletins de prefeituras ou do Estado, são pessoas, histórias de vida, que se perderam para essa terrível doença, causando um dano irreparável.

Somente respire!

Em maio, um vídeo divulgado nas redes sociais pela equipe de fisioterapia do Hospital Maternidade São Lucas, de Extrema (MG), emocionou internautas. Nele, a equipe dá a notícia para uma paciente de Covid-19, que está intubada há 17 dias, que ela terá o tubo retirado da garganta. "Dona Prudência, parabéns, você está vencendo essa luta. A senhora está 17 dias entubada e hoje vamos tirar o tubo da sua garganta. Confie em nós, somente respire!".

Ele voltou

Em junho, o empresário Carlos Henrique Vieira, de 34 anos, viveu um dos momentos mais difíceis da sua vida. Com Covid-19, Carlos precisou ser transferido de Serrania para Coromandel, no Alto do Paranaíba, onde ficou uma semana internado. A transferência aconteceu no momento em que o sistema de saúde do Sul de Minas estava à beira do colapso. 'Pensei que não fosse voltar', relembrou o empresário. (Leia Mais)

'Pensei que não fosse voltar', relembra empresário do Sul de MG que foi transferido por falta de leitos para Covid-19

Divisor de águas

Ana Maria Barci Castriota, empresária que venceu a Covid após ser transferida para Franca, no interior de São Paulo, por falta de leitos na cidade e na região. Lá ela ficou 11 dias intubada na UTI. Para ela, ter sobrevivido à pandemia após tanto sofrimento, foi um "divisor de águas". (Leia Mais)

Lição de vida

Um idoso de 102 anos se recuperou da Covid-19 e surpreendeu médicos em Carmo do Rio Claro (MG) em fevereiro. Joaquim Braz da Silva, que reside no Lar do Idoso Frederico Ozanam, em Carmo do Rio Claro (MG), ficou duas semanas internado em tratamento contra o coronavírus na Santa Casa de Passos (MG) até receber alta. De acordo com o médico Thales Antônio Vaz Inácio, o idoso "deu uma lição de vida" em todos os profissionais pela luta para se recuperar. (Leia Mais)

'Seu' Joaquim, de 102 anos, se recuperou da Covid-19 e surpreendeu médicos

Nunca perdeu a fé

O empresário Fernando Masiero ficou 79 dias internado pela Covid-19 em Pouso Alegre, sendo 60 dias em UTI. Após receber alta da doença no início de agosto, ele continuava o tratamento pós-doença em casa, com sessões de fisioterapia para retomar, aos poucos, os movimentos dos braços e das pernas. "Foram 80 dias de muita luta, 60 dias de UTI. Não perdi a minha fé, com a ajuda da minha mãe e da minha esposa, foram muitas orações. Tenho certeza que foi Deus quem me trouxe", disse o empresário. (Leia Mais)

Fernando Masiero ficou quase 80 dias internado pela Covid-19 em Pouso Alegre

Uma luz de esperança

Assim que a vacinação contra a Covid-19 começou, um idoso de 119 anos, lúcido e saudável, foi vacinado contra a Covid-19 em Passos. Segundo a prefeitura, o "seo" Francisco Anacleto Filho recebeu a primeira dose da vacina no dia 16 de fevereiro. Por causa da idade, ele foi escolhido para ser o primeiro idoso a ser vacinado pela equipe do ESF Planalto. (Leia Mais)

Idoso de 119 anos é vacinado contra a Covid-19 em Passos (MG)

ESF Planalto / Passos

Aranha se recupera

O ex-goleiro Aranha, de 40 anos, recebeu alta do hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), após ficar internado por causa da Covid-19 em junho. Ele ficou internado por 10 dias e chegou a ser levado para a UTI. Após sair, ele divulgou um comunicado, agradecendo as orações e o carinho dos fãs. (Leia Mais)

Motivo para se comemorar

Em agosto, dois pacientes que tiveram alta do Hospital de Campanha de Varginha tiveram suas saídas celebradas pelas equipes médicas. Uma das pacientes, Terezinha Aparecida da Silva, recebeu alta após 50 dias internada. Já Matheus Gonçalves, de 43 anos, recebeu alta no dia do aniversário. Para comemorar, ele ganhou bolo e refrigerante dos profissionais do Hospital de Campanha. (Leia Mais)

Pacientes de Covid-19 recebem alta do Hospital de Campanha de Varginha e profissionais da saúde comemoram

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato