Ibama faz visita técnica em barragens da INB classificadas como Nível 1 de emergência

Profissionais estiveram nas barragens, em Caldas (MG), na segunda-feira (26), para analisar os riscos

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor Geral do Jornal Região Sul em 27/06/2023 às 05:23:11
Segundo a INB, durante a reunião, o Ibama solicitou documentos e fotos do local, além de dados de monitoramento e informações sobre as ações programadas para as duas barragens. Os materiais já foram disponibilizados, conforme a empresa.

Veja também:

As Indústrias Nucleares do Brasil destacaram que dois analistas ambientais da Coordenação de Prevenção e Gestão de Riscos do Ibama e também um consultor do Comitê Brasileiro de Barragens estiveram no local para a visita técnica.

A INB reforçou que não houve nenhuma ocorrência no local e que não há risco iminente de rompimento das barragens.

Ibama faz visita técnica em barragens da INB classificadas como Nível 1 de emergência — Foto: Reprodução/EPTV

Ibama faz visita técnica em barragens da INB classificadas como Nível 1 de emergência — Foto: Reprodução/EPTV

Vistoria da ANM

Antes do Ibama, a Agência Nacional de Mineração (ANM) também realizou visita técnica à INB. Os técnicos de Belo Horizonte colheram dados e documentos, além de terem realizado a vistoria nas duas barragens.

No final do ano passado, a responsabilidade de fiscalizar as barragens de rejeitos nucleares da INB passou da Comissão Nacional de Energia Nuclear para a Agência Nacional de Mineração.

Este mês, quando a INB cadastrou as barragens D4 e de Rejeitos no sistema da ANM, a agência identificou problemas em ambas, o que elevou a classificação para o nível 1 de emergência.

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Caldas, também agiu quanto às barragens. Isso porque, o MP instaurou procedimento administrativo para avaliar as condições de segurança e estabilidade da Barragem D4, pertencente às Indústrias Nucleares do Brasil.

Barragens da INB são fiscalizadas em Caldas — Foto: ANM

Barragens da INB são fiscalizadas em Caldas — Foto: ANM


Barragens em


Nível 1 de emergência

A unidade de Caldas da INB duas barragens classificadas em nível 1 de emergência pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

A agência classifica as barragens em três níveis de emergência, sendo que a barragem de Caldas está no menor deles.

Segundo informações da empresa e da própria ANM, a reclassificação das barragens em nível 1 de emergência aconteceu devido a uma lei aprovada em dezembro do ano passado que repassou à ANM a responsabilidade pela fiscalização das estruturas.

Porém, conforme documento interno da INB enviado a órgãos reguladores, foram encontrados problemas nas barragens, inclusive na chamada "D4", que antes era uma bacia de decantação e agora também foi classificada como barragem. O documento apontava um "início de situação de emergência".



Fonte: Da Redação G! Sul de Minas e Corpo de Bombeiros IBAMA

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato