Lagos de Furnas e Peixotos devem ser 'preservados' com medidas do governo; níveis estão até 3 metros abaixo do que em 2023

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou medidas para preservar os reservatórios das usinas hidrelétricas em razão da redução do nível de água em pleno período de chuvas.

Por Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 08/03/2024 às 12:36:50


Na reunião desta quarta-feira (6), o CMSE autorizou a redução da saída de água nas usinas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, no Rio Paraná, entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Lago de Furnas, no Sul de Minas, registrado pelo fotógrafo amador Éder Souza — Foto: Arquivo pessoal/Éder Souza

Lago de Furnas, no Sul de Minas, registrado pelo fotógrafo amador Éder Souza — Foto: Arquivo pessoal/Éder Souza

Segundo Silveira, essa medida pode preservar cerca de 11% de armazenamento na bacia do Paraná até agosto deste ano e cerca de 7% no Sudeste e Centro-Oeste.

"Esta medida contribui para a segurança eletroenergética do país, além de atender aos usos múltiplos da água.

Os lagos de Furnas e Peixoto são os pulmões do setor elétrico, mas deixaram de ser exclusivamente usados para a geração de energia.

Eles servem também à agricultura, à irrigação, à piscicultura e levam desenvolvimento econômico e social à essa importante região mineira, gerando emprego e renda para a população, além, claro, do seu grande potencial para o ecoturismo", afirmou o ministro, Alexandre Silveira.

Vazão abaixo da média

As decisões foram tomadas por causa do nível dos reservatórios em pleno período chuvoso, o que acendeu um alerta no governo.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o período chuvoso tem sido um dos períodos mais críticos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Em fevereiro, os reservatórios estavam com níveis 12,4% menores que no mesmo período de 2023.

Assembleia aprova em 1º turno PEC de tombamento e cotas mínimas dos Lagos de Furnas e Peixoto — Foto: Reprodução/EPTV

Assembleia aprova em 1º turno PEC de tombamento e cotas mínimas dos Lagos de Furnas e Peixoto — Foto: Reprodução/EPTV


Como as usinas hidrelétricas respondem por cerca de 47% da capacidade de geração de energia no sistema nacional, a quantidade de água nos reservatórios e a vazão dos rios são indicadores importantes.

Níveis abaixo do que em 2023

Conforme dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o Reservatório de Furnas está hoje com 73,67% do seu volume útil, com nível de 764,6 metros acima do nível do mar.

No mesmo período do ano passado, o lago estava com 98,12% de seu volume útil e 767,7 de nível acima do nível do mar.

Já o Reservatório de Peixotos, que abastece a Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes, entre Ibiraci e Delfinópolis (MG), está hoje com 81,56% de seu volume útil e nível de 664,2 metros acima do nível do mar.

No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com volume de 98,54% e nível de 665,7 metros.

Fonte: G1 Sul de Minas e Da Redação

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato