Militares em ação deixam 9 pessoas feridas no carnaval em Poços de Caldas.

Um homem de 31 anos perdeu a visão de um olho e uma adolescente de 13 anos ficou com uma bala de borracha alojada na perna.

Por Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 14/02/2024 às 17:35:35

A Polícia Militar informou nesta terça-feira (13) que vai analisar a conduta dos militares que participaram da ação que deixou nove pessoas feridas durante o carnaval em Poços de Caldas (MG).

Uma adolescente ficou com uma bala alojada na perna e um homem de 31 anos perdeu a visão de um olho.


O tumulto começou já no início da madrugada de domingo, depois de 1h, quando as atrações no palco da Praça dos Macacos se encerraram.

De acordo com a Polícia Militar, vários carros continuaram com os sons ligados.

A confusão começou quando os militares pediram que os aparelhos de sons fossem desligados.

"A grande parte das pessoas que estava com o som ligado, proveniente de um bloco que desfilou, acataram as ordens.

Em dois casos houve uma certa resistência e no outro havia várias pessoas ao redor desse veículo, que não compreenderam aquela atuação da Polícia Militar, as pessoas desligaram o som, mas inconformadas, começaram a arremessar garrafas, arremessar copos de cerveja nos policiais militares.

Diante da situação, os policiais ficaram acuados e tiveram que fazer uso de gás lacrimogênio, de instrumentos de menor potencial ofensivo como as munições de borracha que causam menor impacto para resolver aquele tumulto já de início", disse o tenente-coronel da Polícia Militar, Afrânio Tadeu Garcia.

Polícia usa bombas em confusão com foliões após fim de festa de carnaval em Poços de Caldas — Foto: Redes sociais

Polícia usa bombas em confusão com foliões após fim de festa de carnaval em Poços de Caldas — Foto: Redes sociais


Segundo nota emitida pela prefeitura, nove pessoas ficaram feridas. Uma menina de 13 anos ficou com uma bala alojada na perna.

Um folião foi atingido no rosto e perdeu a visão de um olho.

"Uma vítima já nos procurou, inclusive narrou também a própria questão do tumulto que ocasionou a situação, passado o carnaval agora, as apurações, inclusive dos indivíduos que arremessaram garrafas contra as viaturas, danificando o bem público, também serão identificados e tudo que aconteceu será apurado.

Nós temos os protocolos de atuação e tudo que aconteceu vai ser apurado", disse o tenente-coronel.


As imagens também mostram uma mulher sendo imobilizada.

"A gente vê na imagem que a mulher está tentando levantar e os policiais estão segurando ela, senão ela cairia para trás.

Mas como eu disse, as circunstâncias de todos os fatos serão apuradas", disse o comandante.

O comandante afirmou que a ação foi necessária para conter a multidão e que alguns militares também ficaram feridos.

"Nós estamos buscando a identificação de outras pessoas, no dia nós tínhamos policiais à paisana e funcionários da prefeitura que nos ajudaram a identificar várias pessoas e posteriormente agora todas as responsabilidades serão atribuídas", completou.

PM diz que vai apurar conduta de militares em ação que deixou 9 pessoas feridas durante o carnaval em Poços de Caldas — Foto: Reprodução EPTV

PM diz que vai apurar conduta de militares em ação que deixou 9 pessoas feridas durante o carnaval em Poços de Caldas — Foto: Reprodução EPTV

Segundo o comando da polícia, nenhuma sindicância interna foi aberta para investigar a ação da Polícia Militar. Também não há militares afastados.

O homem de 31 anos que perdeu a visão de um dos olhos continua internado no hospital da zona leste e deve passar por nova avaliação nesta quarta-feira.


Fonte: G1 Sul de Minas e Da Redação

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato