Procon Câmara alerta sobre golpe da falsa central de atendimento do Nubank

.

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 15/03/2024 às 19:22:29

Saiba como identificar o golpe para se proteger dos fraudadores

Divulgação: Câmara Municipal de Extrema

Moradores de Extrema têm procurado o Procon Câmara após caírem no golpe da falsa central de atendimento do Nubank. Os fraudadores entram em contato com as vítimas por telefone, e-mail ou redes sociais de um jeito que pode até parecer ser realmente a empresa, mas não é.

"Os golpistas alegam que a conta da pessoa foi bloqueada por uma operação indevida ou compra suspeita e que, para cancelar, você precisa seguir uma série de orientações, fazendo com que o cidadão acabe transferindo valores, pagando boletos e realizando até mesmo empréstimos/PIX crédito para os criminosos", explicou a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz.

Por meio de nota, a instituição financeira afirmou "que o Nubank nunca liga, manda mensagem ou e-mail para confirmar uma compra suspeita".

No golpe da falsa central os fraudadores pedem informações desnecessárias (saldo da conta, saldo da fatura, limite de empréstimo, etc.), solicitam um PIX, transferência ou empréstimo para resolver o problema e existe uma pressão para fazer tudo rápido.

Segundo a gerente do Procon, esse tipo de golpe tem sido mais frequente utilizando o nome do Nubank, mas acontece também com outras instituições financeiras.

"Por isso, é importante frisar que nenhum banco entra em contato pedindo informação da conta do cliente", ressaltou.

Por mais que cada golpe tenha suas características próprias, algumas táticas usadas se repetem.

Se notar algum sinal suspeito, desconfie e desligue o telefone, não responda ou clique na mensagem recebida.

"Com o golpe aplicado, poucas pessoas conseguem reaver o valor ou cancelar qualquer transação de maneira administrativa (sem vias judiciais), mesmo fazendo boletim de ocorrência.

O Mecanismo Especial de Devolução (MED), nos casos de PIX, somente será bem-sucedido se ainda houver dinheiro na conta do golpista para ser recuperado", informou Luísa Ortiz.

Para mais informações sobre o golpe, entre em contato com o Procon Câmara, na Rua Antônio Onisto, 369, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo no almoço).

Mais orientações também podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2052 ou no WhatsApp (35) 99907-3268.

Fonte: Da Redação e G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato