Imunização de idosos e profissionais de saúde contra Covid-19 tem início em Lavras, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 20/01/2021 às 15:47:25
Município recebeu 1.922 doses de vacina. Sessão solene vou realizada para dar início simbólico à vacinação na cidade. Lavras recebe 1.922 doses e começou a vacinação nesta quarta-feira (20)

A imunização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 começou na tarde desta quarta-feira (20) em Lavras (MG). Os idosos que moram na Casa do Vovô também serão imunizados. A previsão é que as 1.922 doses recebidas da vacina sejam aplicadas até esta quinta-feira (21). O Secretário-Adjunto de Saúde do Estado de Minas Gerais, Marcelo Cabral, esteve na cidade para o início da vacinação.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que uma sessão solene foi realizada para dar início à vacinação no município. A técnica de enfermagem Maria do Carmo Nunes Josué, de 55 anos, foi a primeira vacinada na cidade. Mesmo hipertensa e asmática, continuou na linha de frente desde o início da pandemia.

Além dela, também foram vacinados uma enfermeira e um médico plantonista da Unidade de Ponto Atendimento (UPA).

Técnica em enfermagem foi a primeira pessoa vacinada em Lavras (MG)

Reprodução/EPTV

Esclarecimentos

O Secretário-Adjunto de Saúde do Estado de Minas Gerais, Marcelo Cabral, esteve em Lavras e falou sobre a diferença entre as quantidades de doses da vacina distribuídas para cada um dos municípios de Minas. Ele falou também que a vacinação segue o Programa Nacional de Imunização (PNI) e a prioridade estabelecida.

O primeiro ponto que o secretário tratou foi a vacinação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente.

“Há profissionais que, além de estar na linha de frente, eles também têm comorbidades. Isso foi considerado para distribuição dessas doses. E qual foi o critério, por exemplo, com relação à saúde? O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes). A partir deste cadastro, nós monitoramos no Estado de Minas Gerais, àqueles estabelecimentos de saúde e os profissionais que estão na linha de frente para priorizar a aplicação destes profissionais”, disse.

Ele comentou também sobre os critérios para definir o número de vacinas para as instituições de longa permanência de idosos.

“Nós temos nossa secretaria de Assistência Social e a partir de um Cadastro Nacional de Assistência Social que tem este número estabelecido. A partir desse número e trazendo para a realidade de Minas Gerais, procuramos observar essas pessoas para então também direcionar as doses para determinados municípios”, falou.

Marcelo Cabral ainda explicou que as doses que chegaram representam a primeira etapa da vacinação.

“Até por questões de acondicionamento, segurança sanitária e segurança propriamente dita. A gente recebe então depois a segunda dose, guarda e faz a distribuição numa mesma logística. Dentro dos 15 dias exigidos para a aplicação deste imunizante, estaremos trazendo a segunda dose para imunizar àqueles que receberam a primeira”, esclareceu.

O secretário adjunto garantiu as duas doses da vacina e comentou que melhorias podem ser feitas na logística de distribuição.

VÍDEOS: Veja os vídeos mais assistidos do G1 Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato