Barragem com risco de rompimento é monitorada pela prefeitura em Paraisópolis, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 04/10/2021 às 16:49:36
Acesso à represa segue controlado e sistema de monitoramento em vídeo para acompanhar situação em tempo real será instalado. Gabinete de crise segue em Paraisópolis por risco de rompimento de barragem

A Prefeitura de Paraisópolis segue monitorando a barragem da represa no Brejo Grade. O local possui rachaduras e vazamentos de nível três, considerado alto índice de alerta. Moradores já precisaram ser retirados das casas no final da última semana e a administração municipal controla o acesso à represa, além de ter definido a instalação para monitorar o local com vídeos.

Conforme a prefeitura, a instalação do sistema de monitoramento de vídeo servirá para que a situação seja acompanhada em tempo real. Além disso, a administração municipal definiu que o nível da água no local vai continuar rebaixado na represa para aumentar a segurança.

Barragem com risco de rompimento é monitorada pela prefeitura em Paraisópolis (MG)

Reprodução/EPTV

Medidas de segurança

De acordo com a prefeitura, medidas preventivas estão sendo tomadas no local. Um exemplo disso foi a elaboração de uma cartilha instruindo como agir em uma situação de rompimento da barragem.

Já no sábado (2), a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros e a prefeitura fizeram uma simulação de evacuação da área da barragem com os moradores. Os habitantes do bairro Ribeirão Vermelho, que é o mais afastado da barragem participaram do simulado. Durante a atividade, as autoridades fizeram o cálculo do tempo em que os moradores têm para chegar até o abrigo seguro.

Os 61 moradores do bairro Serra da Usina, os quais estão mais perto da barragem, foram encaminhados para a casa de parentes e um hotel disponibilizado pela prefeitura. O Cras acompanha a situação.

De acordo com a assessoria da prefeitura, os moradores só serão autorizados a retornar para as casas após todos os reparos serem finalizados na barragem. Isso, segundo a administração municipal, não possui previsão.

Os animais pertencentes aos moradores que ficaram desalojados foram levados pela prefeitura a um horto florestal.

A barragem

A barragem da represa no Brejo Grande foi construída na década de 70 para captar água. Ela foi construída na Serra da Mantiqueira, com 1,4 mil metros de altitude, ocupando uma área de 12 hectares. Ao longo dos anos, outra fonte de abastecimento foi construída, mas o lago artificial do bairro Machadão virou cartão postal da cidade.

Em novembro de 2018, um laudo de vistoria alertou que a barragem poderia romper por ter infiltrações e rachaduras na lateral do aterro. O diagnóstico apontou a necessidade, em caráter de urgência, de obras de recuperação.

VÍDEOS: Veja tudo o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato