Estoques de bolsas de sangue estão em queda em cidades do Sul de Minas

Cidades do Sul de Minas estão sem estoque de Bolsas de Sangue

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 11/11/2021 às 16:37:11

Cidades do

Sul de Minas

estão sem

estoque de

Bolsas de Sangue

Fundação Hemominas teme desabastecimento de sangue no estado; saiba como realizar a doação na região. A Fundação Hemominas mostrou preocupação quanto à queda nos estoques de sangue em Minas Gerais. Em todo estado houve baixa de 60% dos sangues tipo O- e O+, 40% de A- e 25% menos no A+. No Sul de Minas, algumas cidades estão intensificando ações para convocar doadores, enquanto outras ainda convivem com a falta de local para doações.

Alfenas promove ações

COVID-19: Alfenas ignora alta de casos e decide continuar na onda amarela - Gerais - Estado de Minas

Em Alfenas, funcionários do Hemocentro, que funciona na Santa Casa, estão empenhados em campanhas de captação de sangue, desde quando houve impacto negativo devido à pandemia da Covid-19. E, segundo a enfermeira Geovana de Carvalho, as estratégias têm dado certo.

"Diminuiu um pouco no impacto da diminuição dos doadores que teve com a pandemia. Nós no banco de sangue da Santa Casa de Alfenas atendemos 18 cidades da região. Então a gente tem uma parceria com os hospitais das cidades, tem programas de captação de doadores nessas cidades. Sem essas ações, a queda no estoque poderia chegar a queda de 40% nas doações mensais", contou ela.

Estoques de sangue estão baixos e hemominas teme desabastecimento no estado

"Desde que entrou a pandemia, nós começamos esse trabalho da captação de doadores. Várias medidas foram desenvolvidas para tentar amenizar essa diminuição do número de doadores e essa parceria com os médicos, foi uma das ações adotadas, onde os médicos nos ajudaram muito", citou a enfermeira.

Varginha tenta construção de Hemocentro


Após Fabriciano, Varginha discute retorno do comércio para a próxima segunda-feira - Horizontes - Hoje em Dia

Enquanto isso, em Varginha, um local para doações continua sendo um empecilho para a Administração Municipal. A cidade não possui um Hemocentro, que está em planejamento para ser construído para 2022. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde achou um caminho intermediário para que a falta de coleta não interferisse nos estoques que a cidade precisa.

A coleta de sangue na cidade estava suspensa desde abril de 2020, quando a pandemia se intensificou. A previsão era que a coleta retornasse em agosto de 2021, mas isso aconteceu apenas em outubro. Agora, será uma vez ao mês, na Policlínica Central.

"Com a implantação da onda roxa pelo governo do estado, o serviço foi suspenso. E de lá pra cá nós temos encaminhado os doadores para Poços de Caldas, fazer então a doação naquela cidade. Há o estudo para a implantação de um posto avançado de coleta, para que tenhamos coleta do sangue, a distribuição e também o processamento, esse é o nosso projeto", disse o prefeito.

Em outubro, 60 pessoas procuraram a unidade de saúde do Centro e a próxima coleta será dia 20 de novembro. É preciso ligar pra fazer o cadastro, pelo telefone (35) 3690-2260.

Coleta de sangue

retornou

na Policlínica Central

de Varginha em outubro.


Ainda de acordo com a Prefeitura, uma nova sede da Hemominas seria inaugurada em Varginha. De acordo com o prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante), o projeto está sendo estudado e a previsão é que a construção seja entregue no segundo semestre de 2022.

"Disponibilizamos dois prédios para a Hemominas, mas nenhum dos dois foi adequado para que pudesse ser feito o serviço. No entanto, já estamos fazendo um projeto para a construção de um prédio específico para implantarmos aqui esse posto que realmente é necessidade do nosso município", afirmou Vérdi Melo.

"Já conversamos com o pessoal do Hemominas, teremos agora uma visita deles, a uma área que temos próximo ao Hospital Bom Pastor e também no bairro Cidade Nova, uma outra área eu dá pra fazer esse prédio. A nossa Engenharia já está preparando o projeto arquitetônico e eu tenho a convicção de que em meados de 2022 essa construção vai estar pronta e, consequentemente, no segundo semestre de 2022 nós estaremos fazendo essas atividades que vão ser importantes para Varginha e toda região", concluiu o prefeito.

Dia Nacional do Doador de Sangue se aproxima

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação de Sangue.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse mês especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusões.

A necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante urgências e emergências de todos os tipos

O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e não pode ser substituído por nenhum outro líquido ou medicamento. Por este motivo a doação é tão importante.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização formal. Maiores de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes e apresente comprovante.

Quem tem e está com boa saúde;

Quem pesa acima de 50 kg;

Quem dormiu bem na noite anterior à doação;

Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Quem não pode doar

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade;

Quem tomou a Vacina contra a COVID-19 deve aguardar 7 dias para doação;

Quem teve COVID-19 deve aguardar 30 dias após a Alta da quarentena;

Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;

Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;

Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anterior à doação;

Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;

Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;

Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses;

Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis (6) meses;

Quem fez cirurgia por laparoscopia, artroscopia ou exames de: endoscopia, colonoscopia ou broncoscopia; nos últimos seis (6) meses;

Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses;

Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).

Lembrando que é necessário apresentar um documento original oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação).


Fonte: G1 Sul de Minas e Secretarias Municipais de Saúde

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato