Novos casos por Covid-19 seguem abaixo de 500 no Sul de Minas e mortes caem na semana

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 26/11/2021 às 13:01:12
Conforme dados da SES-MG, região teve +433 novos casos confirmados nesta semana, com 13 mortes. O número de confirmações de novos casos de Covid-19 seguiu abaixo de 500 no Sul de Minas pela segunda semana seguida. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta semana foram +433 novos casos confirmados, com 13 mortes.

Em relação à semana passada, a alta de novos casos foi de apenas 0,6%, dentro da estabilidade. Já o número de confirmações de mortes caiu 23,5%.

Número de casos registrados na região nas últimas semanas:

Esta semana: +433 casos, com 13 mortes

Há 1 semana: +430 casos, com 17 mortes

Há 2 semanas: +705 casos, com 18 mortes

Desde o início da pandemia, conforme os dados da SES-MG, o Sul de Minas já teve confirmados 321.614 casos positivos de Covid-19, sendo 7.735 mortes em decorrência da doença.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

As cidades que tiveram mais casos confirmados pela SES-MG nesta semana foram:

+76 Alfenas

+43 Varginha

+25 Itamonte

+24 Elói Mendes e Passos

+21 Poços de Caldas

+19 Cabo Verde

Já as cidades que tiveram mais mortes confirmadas pela SES-MG na semana foram:

+2 Guaxupé

+1 Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Camanducaia, Carmo do Rio Claro, Extrema, Machado, Monte Sião, Poços de Caldas, São João da Mata, São Lourenço e Varginha

Até o momento, em Minas Gerais, são 2.205.611 casos confirmados de Covid-19, com 56.129 mortes. Conforme a SES-MG, 2.133.391 pessoas estão recuperadas.

Cidades com mais casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas

Divergência de números

Os número de casos e mortes divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras. Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos quanto a mortes confirmadas.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato