Famílias voltam para casa após risco de rompimento de represa cair em Paraisópolis, MG

Para evitar uma possível tragédia, a Defesa Civil de Paraisópolis, junto com a Prefeitura, resolveram retirrar as famílias do local para fiscalização e recuperação da Barragem.

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 18/12/2021 às 12:39:20

Famílias

voltam para

casa após

risco de

rompimento de

represa cair

em Paraisópolis.

Eles voltaram para suas residências neste sábado (18) depois que o perigo no local caiu para o Nível 2. Famílias de Paraisópolis (MG) que estavam fora de casa por causa do risco de rompimento da barragem da Represa Brejo Grande, voltaram para suas residências neste sábado (18) depois que o perigo no local caiu para o Nível 2.

O retorno só foi possível por causa do trabalho que foi feito para reduzir o risco da empresa. Era necessário reduzir o nível da empresa em cinco metros e 4,5 metros já foram obtidos.

Com a redução do risco, a prefeitura retirou as manilhas que impediam os moradores de acessar os bairros. Agora, moradores dos bairros Serra da Usina e Ribeirão Vermelho voltaram para casa.

Apesar do retorno, os moradores ainda terão que seguir algumas medidas de segurança. Eles passaram por um treinamento com a Defesa Civil.

Saída dos moradores

A decisão da retirada dos moradores foi do Ministério Público, que recomendou que todos os habitantes que viviam na área de risco fossem realocados, uma ação preventiva caso a barragem se rompa.


Barragem em Minas corre risco de rompimento e moradores são evacuados - Gerais - Estado de Minas

A Justiça também havia recomendado que fosse feita a retirada dos animais. Conforme o documento, foi determinado que esta etapa ocorresse após a retirada das famílias das áreas de risco.

Famílias foram realocadas para recuperação de barragem com risco de rompimento em Paraísópolis, MG

Represa do Brejo Grande | Mapio.net

A barragem Brejo Grande tem 28 metros de profundidade e desde que foi registrada o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), órgão responsável pelo monitoramento das barragens no estado, foram identificados fissuras na estrutura, causando alto risco de rompimento.

Para que a manutenção fosse feita com segurança parte da água teve que ser drenada. A meta era baixar o nível da água em cinco metros. Uma contenção com sacos de área e brita também estava em construção.


Prefeitura de Paraisópolis/MG - COVID-19 | Executivo endurece ações para conter a transmissão do vírus | Facebook

A Prefeitura de Paraisópolis, por meio de uma nota do gabinete de crise, afirmou que os animais permaneciam nas propriedades devido à dificuldade de se encontrar local adequado e apropriado pra relocação. Na nota, a prefeitura diz que possíveis óbitos e escoriações podem ter acontecido por questões naturais.

Sobre o bombeamento de água, a prefeitura destacou que o serviço acontecia 24 horas por dia e que, até o momento, foi possível diminuir três metros e 31 centímetros da barragem.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato