Moradores de Poços de Caldas homenageiam São Benedito com programação religiosa

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 13/05/2022 às 16:05:02
A celebração marca a retomada parcial do evento que foi interrompido durante dois anos por conta da pandemia. Neste ano, os fiéis prepararam uma programação especial para homenagear o Santo. Moradores de Poços de Caldas homenageiam São Benedito com programação religiosa

O dia começou com festa nesta sexta-feira (13) em Poços de Caldas (MG). O motivo é a comemoração dedicada a São Benedito, que inclusive marcou o dia 13 de maio como um feriado na cidade. Moradores se empenharam em uma programação religiosa para não deixar de celebrar a data em nome do Santo.

Neste ano não foi realizada a tradicional festa, mas a programação religiosa e cultural começou desde o dia 1Âș de maio. Na manhã desta sexta-feira (13), houve procissão e missa em homenagem ao Santo. Muitos fiéis marcaram presença na procissão e percorreram ruas carregando a imagem, cantando e orando para São Benedito.

Segundo a Lilia Regina Clementino, presidente dos Ternos de Congos e Caiapós, foi possĂ­vel fazer a manifestação religiosa junto com a procissão e a missa. Ela ainda reforça que a celebração é especial e marca a retomada de um evento tradicional na cidade.

"A festa representa muito para a nossa manifestação, que é uma tradição que vem de muito tempo. Nós estamos todos felizes, porque hĂĄ dois anos que não tem festa", conta Lilia.

Moradores de Poços de Caldas homenageiam São Benedito com programação religiosa

Reprodução/EPTV

Em 2022, as homenagens a São Benedito completam 117 anos. Elas acontecem na cidade mesmo antes dela se chamar Poços de Caldas, quando ainda era a Freguesia da Nossa Senhora da SaĂșde das Águas de Caldas. A história diz que a imagem do Santo foi levada por um escravizado, devoto do Santo que atribuiu a sua alforria à São Benedito.

O dia de São Benedito é comemorado em Poços de Caldas (MG) no dia 13 de maio, porque é a data do aniversĂĄrio do Coronel Agostinho, que foi quem cedeu o terreno para a construção da Igreja São Benedito. A comemoração ganhou ainda mais peso depois que se tornou a data da abolição da escravatura. Mesmo não sendo o dia de São Benedito, a festa ficou com o nome e com a data.

A comemoração também é uma manifestação cultural. O congado homenageia a coroação do Rei do Congo e da Rainha Ginga de Angola, além da história afro e afro-brasileira. Os Caiapós representam a história indĂ­gena, eles aparecem e desaparecem durante a festa.

"Cada congada vem com seu santo de devoção. Todos estamos aqui por devoção a São Benedito, mas cada congada tem seu nome", finaliza Lilia.

Moradores de Poços de Caldas homenageiam São Benedito com programação religiosa

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato