Teste do Pezinho: Veja em quais das maiores cidades do Sul de Minas ele já foi ampliado e onde encontrar

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 08/06/2022 às 15:44:08

Teste


do Pezinho:


As maiores


cidades


do Sul de Minas


onde ele já foi


ampliado


e onde encontrar


Teste do SUS indica apenas seis doenças, mas uma lei regulamentada na semana passada ampliou para 53 essa quantidade. Veja como é feito o "Teste do Pezinho" no Sul de Minas



Nesta semana é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um importante exame para detectar doenças em recém-nascidos. O teste do SUS indica apenas seis doenças, mas uma lei regulamentada na semana passada ampliou para 53 essa quantidade. No Sul de Minas, Varginha é a única que já começou a ampliação do exame.

AquiTemInstaCasa: 5 curiosidades sobre Varginha/MG | Blog InstaCasa
Varginha, a Cidade do ET
Segundo o município, desde janeiro o teste feito na cidade pelo SUS tem detectado 12 doenças. Em Varginha, são duas maternidades: o Hospital Varginha e o Regional.

Em Poços de Caldas, as mães que vão realizar o teste do pezinho em seus filhos podem procurar as unidades básicas de saúde do município ou irem até o Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança.


Hotéis em Poços de Caldas a partir de R$ 58/noite - Pesquise no KAYAK

Poços de Caldas

Por enquanto, o exame detecta seis doenças. O município está em processo de compra do teste do pezinho ampliado.

Teste do pezinho ampliado não é oferecido na maioria dos estados brasileiros

Lei que amplia exames do teste do pezinho entra em vigor, mas medida ainda não saiu do papel

Teste do Pezinho: As maiores

cidades do Sul de Minas onde ele já

foi ampliado e onde encontrar


Em Pouso Alegre, o teste também detecta seis doenças. O teste é realizado no Hospital Samuel Libânio e no Hospital Santa Paula. Segundo a Secretaria de Saúde do município, ainda não há data prevista para ampliação do teste do pezinho.


Prefeitura de Pouso Alegre

Pouso Alegre

"O teste do pezinho a gente colhe com 24 horas de vida pelo menos, antes da alta da mãe, exceto aos fins de semana, quando o teste é agendado. O resultado fica pronto em até 10 dias úteis", informou a técnica de enfermagem Nayana Lima, do Hospital Regional de Varginha.

Importância de se fazer o teste

Segundo o médico pediatra Lucas Gabriel Ribeiro, o teste do pezinho detecta doenças que podem ser tratadas e assim evitar sequelas e até óbito de crianças.

"A importância é se fazer um diagnóstico precoce, porque tendo conhecimento dessas doenças, que hoje são pesquisadas 12, mas já existe um programa com a implantação da lei para chegar a 53 doenças pesquisáveis, algumas têm tratamento específico, seja com medicamentos, reposição enzimática, outras com dietas específicas, reposição de algumas enzimas, então isso permite que o impacto dessa doença, se não for diagnosticada, pode ser muito grave, sobre desenvolvimento neuropsicomotor dessa criança, podendo levar a sequelas irreversíveis ou mesmo a óbito em alguns casos e você tendo esse diagnóstico precoce, você evita esse impacto dessas lesões sobre o prognóstico dessa criança", disse o médico.

O médico ainda falou sobre os tipos de doenças que podem ser detectadas com o teste.


Teste do pezinho realiza o diagnóstico precoce de até 16 doenças - Laboratório Júlio Vargas


"Pode detectar desde hipertireoidismo, anemia falciforme, toxoplasmose e a maioria delas ligadas a erros de metabolismo, o organismo nasce com um defeito em que algumas enzimas não são produzidas, então provoca acúmulo dessas substâncias em vários órgãos do organismo, doenças musculares, doenças neurodegenerativas, miopatias, são todas doenças que ao longo dos próximos anos serão implementadas no teste do pezinho", completou.


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato