Greve dos coletores de lixo entra no 4º dia em Varginha; prefeitura diz que força-tarefa começa nesta terça-feira

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 12/09/2022 às 13:48:08
Por se tratar de um serviço essencial, 30% dos trabalhadores precisam continuam fazendo a coleta de lixo, mas estão sendo priorizadas regiões como o Centro e proximidades de hospitais. Coletores de lixo entram em greve em Varginha (MG)

A greve dos coletores de lixo entrou no 4º dia nesta segunda-feira (12) em Varginha (MG). Os trabalhadores entraram em greve na sexta-feira (9) após decisão tomada em assembleia entre o sindicato e os profissionais. A prefeitura informou que uma força-tarefa será feita a partir desta terça-feira (13) para que a situação seja normalizada.

Por se tratar de um serviço essencial, 30% dos trabalhadores precisam continuam fazendo a coleta de lixo. O sindicato informou que dos 44 coletores, pelo menos 13 continuam trabalhando.

A categoria pede por melhores condições de trabalho e alegam que o salário base está defasado. Eles também pedem a concessão de férias e o pagamento de horas extras.

Segundo o sindicato, a prefeitura não tem oferecido equipamentos de proteção individual aos trabalhadores e disse que a administração se recusa a negociar com a categoria via sindicato.

Greve dos coletores de lixo entra no 4º dia em Varginha

Reprodução/EPTV

O sindicato disse que continua aberto às negociações, mas os motivos dessa grave são apontados desde maio quando um coletor acabou se ferindo depois de cair do caminhão.

Prefeito fala sobre medidas emergenciais

O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo (Avante), disse que não pode conceder aumento aos trabalhadores neste momento.

"Neste ano eu não posso em hipótese alguma dar aumento. Nós estamos em um ano eleitoral e a lei proíbe que eu faça esse aumento. Também a Lei de Responsabilidade Fiscal me proíbe de fazer aumentos até um certo limite e também tem o Inprev, que é o instituto dos servidores, que qualquer coisa que eu aumente aqui eu vou prejudicar a aposentadoria desses servidores, então neste momento nós não podemos fazer", disse o prefeito.

O prefeito disse que estão sendo contratados profissionais de forma emergencial para que o serviço não seja comprometido e disse que novos caminhões de coleta vão chegar ainda nesta semana.

"Estou contratando emergencialmente mais 20 profissionais pra ajudar nesse momento difícil que estamos passando e também mais sete servidores que estamos nomeando, isso significa que a gente vai poder aí resolver o problema das férias deles. Outro aspecto que eu gostaria de salientar é referente à hora extra no banco de horas, isso quer dizer que temos um decreto que as horas extas até um ano se não forem gozadas em dias comuns, nós temos que fazer o pagamento das horas extras, vamos cumprir a lei naturalmente. Outro aspecto que eles alegam que os caminhões estão faltando manutenção e que a segurança pode ser colocada em risco. Sim, realmente a manutenção está um pouco precária, mas já fizemos uma licitação, até quarta-feira chegam à cidade oito caminhões zero, ou seja, também vai ser resolvida essa situação", disse o prefeito.

Por ser um serviço essencial, os 30% dos coletores que continuam trabalhando estão priorizando o centro da cidade e hospitais.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato