Dia Nacional do Café: Brasil exporta quase 90% de todo o café especial que produz.

O Sul de Minas é a principal região produtora de café do Brasil e tem ganhado destaque nos últimos anos também na produção de cafés especiais

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 25/05/2023 às 14:05:20
Sul de Minas, o melhor Cafe do Brasil..

Sul de Minas, o melhor Cafe do Brasil..

O Sul de Minas é a principal região produtora de café do Brasil e tem ganhado destaque nos últimos anos também na produção de cafés especiais. Hoje, quase 90% de todo o café especial produzido no país é exportado e consumido no exterior.

Nesta quarta-feira (24) é comemorado o Dia Nacional do Café. A data marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil.

Dia Nacional do Café: Brasil exporta quase 90% do café especial que produz; entenda — Foto: Marcos Serra Lima/g1

Dia Nacional do Café: Brasil exporta quase 90% do café especial que produz; entenda — Foto: Marcos Serra Lima/g1

Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vinicius Estrela, a produção de cafés especiais vem crescendo de forma significativa.

"O café especial vem se transformando em um segmento importante na cafeicultura brasileira com um crescimento anual de cerca de dois dígitos, ou seja, mais de 10% de média nos últimos cinco anos. E esse movimento se deve principalmente à valorização do café especial e do reconhecimento do mundo e do Brasil a respeito da origem brasileira dos cafés especiais", disse.

Vinicius Estrela explica que o café especial é basicamente todo café que é livre de defeitos e que na avaliação sensorial recebe mais de 80 pontos.

"Esse é um fator importante, porque como ele tem uma maior homogeneidade de sabores na chícara, o valor percebido dele pelo consumidor vem aumentando e as pessoas vêm aumentando seu consumo de café especial tanto no Brasil quanto no mundo", explicou.

Diretor-executivo da BSCA fala sobre a produção de cafés especiais no Brasil — Foto: Reprodução

Diretor-executivo da BSCA fala sobre a produção de cafés especiais no Brasil — Foto: Reprodução

Hoje, conforme a BSCA, a produção de cafés especiais responde a cerca de 20% da safra brasileira, com praticamente 8 milhões de sacas. Quase 90% disso ou sete milhões de sacas, são exportadas e apenas 900 mil são consumidas no mercado brasileiro.

Conforme Vinícius, novos mercados vêm dando uma maior atenção para o café especial brasileiro.

Sul de Minas se destaca na produção de cafés especiais — Foto: Divulgação / BSCA

Sul de Minas se destaca na produção de cafés especiais — Foto: Divulgação / BSCA

"A gente vem notando um crescimento maior em alguns mercados, como o mercado do Oriente Médio e do Sudeste Asiático, que vêm descobrindo o consumo de cafés especiais e agregando o valor na bebida, e portanto. descobrindo também a origem Brasil e que o Brasil tem a oferecer em termos de cafés especiais", explicou.

"A projeção de cafés especiais brasileiros leva em consideração a qualidade da bebida, a sustentabilidade da produção brasileira e reforçando a origem do café especial brasileiro. Nesse sentido, o Sul de Minas tem um papel importante com a principal origem de café brasileira também se apresenta como uma excelente origem para cafés especiais consumidos no Brasil e no Mundo afora", completou o diretor-executivo da BSCA.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato