'Mapa Mundi
Queijeiro':
Conheça 10 tipos de
queijos internacionais
que também são feitos
em Minas
Brie, chancliche, feta, parmesão... 90% das diferentes receitas possuem produtores na região Sul de Minas.
Brie, chancliche, parmesão, gongonzola... Os nomes de diferentes tipos de queijo fazem parte do cotidiano. Mesmo com origem em países como, por exemplo, Itália, França, Grécia, Líbano e Síria, há produtores de Minas Gerais responsáveis pela produção desses queijos.
Pelo menos 10 desses "queijos internacionais" também são feitos em solo mineiro, sendo nove deles no Sul de Minas. A variedade de gosto, origem e tipo em um só lugar faz com que a região seja um "Mapa Mundi Queijeiro".
Mapa Mundi QueijeiroUm pouco da França está em Bueno Brandão, Soledade de Minas e Cruzília por conta da produção dos franceses brie e camembert. Soledade e Minas ainda tem um pouco de Suíça, Grécia e Itália com, respectivamente, Emmental, feta e pecorino.
A Itália tem presença ainda em Itanhandu, Cruzília e Santa Rita do Sapucaí, com as receitas de burrata, parmesão e gorgonzola feitas nas cidades sul-mineiras.
Guaxupé conta com a receita feita no Sul de Minas do Chancliche, queijo com origem na Ásia ocidental, mais precisamente na Síria e no Líbano. Já na cidade de Antônio Carlos, na Zona da Mata, um queijo holandês é que é produzido: o edam.
Os queijos do mundo em MinasTipo: BrieOrigem: FrançaTambém produzido em: Bueno Brandão, Soledade de Minas e Cruzília. Brie, queijo francês produzido também no Sul de Minas
Tipo: CamembertOrigem: França
Também produzido em: Bueno Brandão, Soledade de Minas e Cruzília Camembert, queijo francês produzido também no Sul de Minas
Tipo: EdamOrigem: HolandaTambém produzido em: Antônio Carlos (Santos Dummont)Edam, queijo holandês produzido também em Minas GeraisTipo: EmmentalOrigem: SuíçaTambém produzido em: Soledade de MinasEmmental, queijo suíço produzido também no Sul de MinasTipo: ChanclicheOrigem: Síria e LíbanoTambém produzido em: GuaxupéChancliche, queijo da Síria e do Líbano produzido também no Sul de MinasTipo: FetaOrigem: GréciaTambém produzido em: Soledade de MinasFeta, queijo da Grécia produzido também no Sul de MinasTipo: PecorinoOrigem: ItáliaTambém produzido em: Soledade de MinasPecorino, queijo italiano produzido também no Sul de MinasTipo: ParmesãoOrigem: ItáliaTambém produzido em: Santa Rita do SapucaíParmesão, queijo italiano produzido também no Sul de MinasTipo: GorgonzolaOrigem: ItáliaTambém produzido em: Cruzília Gorgonzola, queijo italiano produzido também no Sul de MinasTipo: BurrataOrigem: ItáliaTambém produzido em: ItanhanduBurrata, queijo italiano produzido também no Sul de Minas