Coronavírus: Cidades que têm aulas suspensas, eventos, festividades e escolas paradas

Sul de Minas faz paralisações por causa do coronavírus

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 16/03/2020 às 20:45:18
Coronavírus ataca em todas as frentes: 29 casos sob suspeita no SUL DE MINAS

Coronavírus ataca em todas as frentes: 29 casos sob suspeita no SUL DE MINAS

RELAÇÃO DAS CIDADES DO SUL DE MINAS COM PARALISAÇÃO POR CAUSA DO CORONAVÍRUS




Algumas prefeituras da região já decretaram situação de emergência e instituições de ensino suspenderam aulas e/ou eventos. Prefeituras e instituições de ensino mudam rotina por conta de suspeitas de coronavírus


O novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais nesta segunda-feira (16) aponta que o Sul de Minas possui 29 casos suspeitos de coronavírus. Foi um salto de 14 suspeitas a mais do que na última publicação do órgão, realizada dois dias antes. O momento em relação ao vírus vivido no país e no mundo, após ser declarada uma pandemia da doença, mudou o funcionamento das cidades da região.

Enquanto algumas cidades já cancelaram eventos após o decreto estadual de evitar qualquer tipo de ação com aglomeração de pessoas, outras declararam situação de emergência devido a suspeitas de casos que vêm surgindo. Outro efeito causado por conta do coronavírus tem sido a paralisação de aulas por instituições de ensino, além das estaduais que já haviam feito o mesmo por determinação do governo.

Confira o caso de cidade a cidade até o momento na região:

Poços de Caldas

Comissão foi formada para debater situação do coronavírus e definir medidas a serem tomadas. PUC suspendeu as aulas até o final do mês. E a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) irá suspender as aulas a partir de quarta-feira (18) com previsão de retornar na segunda-feira (23).

Pouso Alegre

Como medida de prevenção ao coronavírus, dois asilos de Pouso Alegre (MG) estão com visitas proibidas até mesmo para familiares de idosos. A ação foi adotada para conter os riscos de contaminação com pessoas que estiveram em ambientes externos.

No setor de educação, a UNA suspendeu as aulas, inicialmente, entre 18 e 22 de março. As atividades continuaram por meio dos recursos digitais e uso intensivo de tecnologia. E a Unis paralisou as aulas presenciais até o dia 30.

Paraguaçu

Em Paraguaçu a mesma medida de proibição foi tomada pela administração de um asilo.

Serrania

Assim como Pouso Alegre e Paraguaçu, o asilo de Serrania também proibiu a visitação aos idosos até mesmo para parentes.

Passos

Representantes de vários setores e instituições de Passos definiram medidas para evitar a proliferação da doença. Aulas serão suspensas a partir da próxima quarta-feira e alvarás para eventos não serão mais emitidos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, seis casos estão em investigação no município. Quatro deles aparecem na lista oficial divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde.

A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) irá suspender as aulas a partir de quarta-feira (18) com previsão de retornar na segunda-feira (23).

Guaxupé

Prefeitura declarou situação de emergência em saúde pública devido à pandemia do Covid-19. Por enquanto, dois casos suspeitos foram notificados pela Secretaria Municipal de Saúde do município, mas nenhum deles entrou ainda na lista oficial do Estado.

Segundo a prefeitura, o comitê responsável irá adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e tratamento de pessoas afetadas.

Ouro Fino

Por conta do coronavírus, os shows de aniversário de Ouro Fino foram cancelados pela prefeitura da cidade. De acordo com o comunicado publicado nas páginas oficiais da prefeitura em redes sociais, o adiamento do evento atende ao decreto do governo de Minas Gerais que suspende eventos oficiais com aglomeração de pessoas, além de recomendações de órgãos competentes.

Lavras

Em Lavras, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Unilavras cancelaram a realização de eventos devido ao coronavírus. Na UFLA estão também suspensos os intercâmbios e as visitas de professores e alunos, além de viagens de funcionários e docentes.

Itajubá

A Prefeitura decretou situação de emergência pública na cidade por conta do coronavírus e suspendeu as festividades programadas para o aniversário da cidade. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, o município tem dois casos em investigação.

No setor de educação, a Universidade Federal de Itajubá suspendeu as aulas, pelo menos, até o final deste mês.

Campo Belo

Em razão da pandemia de coronavírus e ao aumento diário de casos da doença no Brasil, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campo Belo (MG) passa a ter horário único e reduzido para visitas a pacientes a partir desta segunda-feira (16).

O horário estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde é das 20h às 20h30. Além desta medida e também como forma de prevenção e controle ao vírus, o número de visitantes será de apenas um por paciente.

A Secretária de Educação suspendeu aulas na rede municipal seguindo a orientação estadual. As aulas estão suspensas de 18 a 20 de março.

Varginha

Em comunicado, o grupo Unis anunciou que as aulas estão suspensas até 30 de março, sendo agora ministradas à distancia. Os cursos da modalidade EaD seguem com as atividades normalmente, exceto encontros presenciais.

A Fundação Educacional de Varginha e a Faculdade de Direito de Varginha suspenderam as aulas de 18 a 20 de março. A expectativa é que as aulas retornem na segunda-feira (23).

Uma comissão foi montada pela prefeitura para montar um plano de contingência de enfrentamento da doença.

Campanha

A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) irá suspender as aulas a partir de quarta-feira (18) com previsão de retornar na segunda-feira (23).

Alfenas

A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) anunciou que as aulas serão suspensas a partir de quarta-feira (18) e que não há previsão para o retorno.

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas



Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato