Campo do Meio vai aplicar multa para habitantes que desperdiçarem água

Pode faltar água em Campo do Meio, Prefeitura e SAAE alertam. Evitar desperdício é PRECISO...

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 13/09/2021 às 16:03:02

Pode faltar


água em


Campo do Meio,


Prefeitura e


SAAE alertam.


Evitar desperdício


é PRECISO...

Poços artesianos do SAAE não estão dando conta de abastecer o município aos finais de semana. Outras cidades do Sul de Minas também enfrentam falta de água. Postos do SAAE têm problemas no abastecimento de água nos fins de semana em Campo do Meio

Fotos de Campo do Meio - MG | Portal Férias

Os moradores que desperdiçarem água em Campo do Meio serão multados. A medida será tomada devido aos poços artesianos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) não estarem dando conta de garantir o abastecimento de água para as 4.480 casas do município, principalmente aos finais de semana.

De acordo com o Saae, já é difícil garantir o abastecimento para as 4.480 casas da cidade, principalmente aos finais de semana.



"Nosso regulamento prevê a aplicação de multa para o consumidor e essa multa é calculada sobre a média dos últimos seis meses. Para aquele consumidor que está desperdiçando água, lavando calçadas com mangueira, carros. Todo desperdício de água será multado", disse a diretora do Saae, Eliane de Oliveira Reis.

A diretora explicou, ainda, que a falta de chuvas tem prejudicado o fornecimento e destaca que novos poços artesianos serão utilizados na cidade.

"A falta de chuvas atinge diretamente o lençol freático. A nossa captação aqui é soterrânea e a falta de chuva causa uma baixa nos lençóis freáticos, e isso prejudica nosso fornecimento de água. Nós já estamos perfurando um novo poço artesiano no bairro São José e pretendemos iniciar a perfuração de outro poço ainda este ano", falou.

Diretora do Saae fala da aplicação de multa para desperdício de água em Campo do Meio


Eliane ressaltou que a dificuldade já ocorre "há algum tempo" e pontua que ela se deve à "falta de investimento no setor".

"Essa dificuldade se estende há algum tempo, ela é resultado da falta de investimento no setor, falta de planejamento, que não previu o crescimento populacional, alinhado à essa seca que estamos vivendo. A água é um recurso finito e nós precisamos conscientizar a população de que a economia que eles fazem, contribui diretamente para manter o abastecimento de água nosso e das gerações futuras", falou.

A fiscalização para que multas serão aplicadas é feita pelos leitores do consumo. A população pode denunciar em caso de verificar irregularidades. O contado do Saae para este tipo de situação é o telefone (35) 99710-8627.

Mais cidades

A falta de água não ocorre apenas em Campo do Meio e outras cidades do Sul de Minas também têm sofrido pelo mesmo problema.

Em Ouro Fino, os moradores ficam sem água todos os dias da semana, entre 8h e 16h. Outra cidade que está sem água é São Sebastião do Paraíso. Os moradores ficaram sem abastecimento durante o fim de semana.

Gerente regional da Copasa fala sobre falta de água em alguns municípios da região

Faltou água também em Monte Santo de Minas. Os moradores do bairro Jardim Dona Maraiúcha e Jardim dos Italianos pedem uma resposta da prefeitura e da Copasa.

A EPTV, afiliada Rede Globo, conversou com a Copasa sobre os níveis dos rios e sobre o abastecimento de água. Segundo o gerente regional da Copasa em Varginha, Marco Aurélio Ribeiro, o estado todo está em alerta para falta de água e a situação é a pior dos últimos anos.

"Nossa região, à exemplo de outros estados, atravessa a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Estamos começando o período crítico da estiagem, por isso é importante a colaboração de todos os nossos clientes. Essa crisa está só iniciando, estamos há mais de três meses sem chuva, isso dente a agravar.

Nossos mananciais dependem das chuvas para poder atender a produção nossa. É claro que hoje houve uma queda significativa dos nossos mananciais, mas a produção nossa, só tiramos o necessário. Ocorre que com esse aumento da temperatura e as queimadas, houve um uso maior, uma demanda maior, e isso acaba acarretando nos problemas que temos vivenciado", disse o gerente regional da Copasa.

A Companhia de Saneamento pediu ainda a ajuda de todos e afirma que a solução não pode vir da perfuração de poços artesianos.

Fonte: G1 Sul de Minas, Prefeitura e SAAE de Campo do Meio

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato