Polícia Civil instaura inquérito para investigar padre suspeito de abusos dentro de mosteiro em MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 05/10/2021 às 18:34:23
Religioso é suspeito de assediar e violentar sexualmente pelo menos oito monges em mosteiro de Monte Sião. A PolĂ­cia Civil instaurou inquérito policial nesta terça-feira (5) para apurar denĂșncias de assédio e violĂȘncia sexual que teriam sido praticados pelo padre Ernani Maria dos Reis, de 54 anos, contra monges em um mosteiro de Monte Sião.

Os crimes teriam ocorrido entre os anos de 2011 e 2018. Segundo a polĂ­cia, outras informações serão prestadas em momento oportuno para não atrapalhar o andamento da investigação.

Na semana passada, o promotor de Justiça Marco Antônio Meiken enviou ao delegado de polĂ­cia da comarca de Monte Sião uma notĂ­cia de fato e um pedido de abertura de inquérito policial sobre o caso. Religiosos que conviveram com o padre também falaram à EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, sobre as denĂșncias.

Padre Ernani Maia dos Reis é suspeito de praticar abusos sexuais em MG

Reprodução / Redes Sociais

As denĂșncias

As denĂșncias foram publicadas inicialmente pelo UOL e confirmadas pelo g1. O padre teria cometido os crimes sexuais entre os anos de 2011 até 2018, quando ele se afastou do mosteiro. As vĂ­timas eram homens, com idades entre 20 e 43 anos, quando o assédio começou. Outras 11 pessoas, entre elas 10 mulheres, teriam sofrido constrangimentos e agressões verbais.

As denĂșncias teriam sido recebidas pela Igreja Católica, mas o padre só foi afastado depois que ele mesmo pediu para sair do mosteiro.

O g1 entrou em contato com a Arquidiocese de Pouso Alegre, que informou que o padre foi afastado da comunidade em 2018. A nota diz ainda que o próprio citado quis a renĂșncia ao clero e que foi dispensado do celibato e de todas as outras obrigações pelo Papa Francisco. A Arquidiocese orientou, na nota, que os fiéis não devem procurar o religioso para solicitar sacramentos.

Documento confirma que Ernani Maia dos Reis foi oficialmente dispensado do celibato

Arquidiocese de Pouso Alegre

A Arquidiocese também informou que todas as medidas cabĂ­veis foram tomadas e que as possĂ­veis vĂ­timas foram acolhidas em confissão, apoio financeiro e também psicológico.

Em 2018, Ernani foi afastado por um ano por causa das acusações de abuso sexual e conduzido para uma clĂ­nica de reabilitação espiritual no ParanĂĄ, onde ficou por seis meses. Após este perĂ­odo, Ernani renunciou ao celibato.

Ainda de acordo com o chanceler, Ernani não pode ser punido pela igreja, uma vez que não é mais padre. Apesar de ter assinado a renĂșncia ao celibato em 2018, a Arquidiocese de Pouso Alegre informou que na Ășltima semana recebeu a confirmação de que o Papa Francisco dispensou oficialmente Ernani do celibato e das demais obrigações inerentes ao estado clerical.

Ernani Maria dos Reis, que hoje mora em Franca (SP), foi procurado, mas não respondeu ao pedido de entrevista.

Fonte: G1 Sul de Minas e MP

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato