Macacos buscam alimentos em lixeiras de pontos turísticos em Poços de Caldas, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 05/10/2021 às 15:33:56
Animais já haviam sido flagrados tentando beber água em fontes que secaram devido à crise hídrica. Macacos da Fonte dos Amores buscam comida em lixo de Poços de Caldas

Os macacos que tentaram beber água na última semana em fontes que secaram pela crise hídrica foram flagrados buscando comida no lixo, em Poços de Caldas (MG). O fato foi registrado por uma turista que observou o comportamento dos animais em alguns pontos turísticos da cidade.

Em um dos registros um macaco foi flagrado enquanto mordia um copo descartável. Segundo a Secretaria de Turismo de Poços de Caldas, isso pode ter ocorrido pelo fato de os animais receberem comida dos turistas, o que não é indicado. Com isso, eles podem ter ficado dóceis e domesticados, se desacostumando a ter que procurar comida na natureza.

"A gente tem um grande problema pela disponibilidade de alimento que esses pontos turísticos acabam fornecendo para esses animais. Eles acabam vindo até os pontos porque na natureza é tudo muito difícil. Então, eles acabam se aproveitando dessa situação. Isso pode ser muito prejudicial tanto para eles quanto para nós essa relação, pela proximidade dos primatas com os humanos, geneticamente falando, há muitas doenças que podem ser transmitidas dos animais para nós e de nós para os animais. Além de causar um desequilíbrio muito grande na dieta deles também. Muitas vezes eles vão pegar um plástico que está com sabor de alguma guloseima, de algum salgadinho, vão acabar de alimentando daquilo, causando um prejuízo na saúde dele", explicou Érica Fruvald, que é professora de medicina veterinária da PUC.

A professora destacou que os animais não vão até o lixo em busca de comida por estarem passando fome na natureza. Conforme ela explicou, os macacos veem facilidade na busca por alimentos nos pontos turísticos.

"É um bando totalmente sadio, populoso, tem filhotes, bastante ativo. Os animais vêm [aos pontos turísticos] pela oportunidade que é fácil. Seria uma fonte de água fácil, uma fonte de alimento fácil. Eles se aproximam por isso, não porque passam alguma dificuldade na natureza. A natureza vai fornecer para eles tudo que for necessário", falou.

Macacos buscam alimentos em lixeiras de pontos turísticos em Poços de Caldas (MG)

Reprodução/EPTV

A médica veterinária reforçou a importância de os turistas não alimentarem os macacos. Ela destaca, no entanto, que também é preciso uma solução para que os animais não consigam entrar nos depósitos de lixo, o que garantiria que eles não tivessem acesso aos alimentos.

"A única alternativa que a gente tem, a única solução, é realmente fazer essa educação ambiental, conscientizar que a relação humano com animal de vida livre tem que ter uma distância para manter essa saúde tanto humana quanto animal. Estamos em uma pandemia que muito se especula sobre a transmissão por essa relação íntima. Isso com certeza pode prevenir outras pandemias", disse.

"O melhor seria que essa relação se cerrasse, manter a distância e não fornecer alimento de forma alguma. O problema que a gente vê é que eles mexem nos lixos. Então, mesmo que as pessoas joguem o alimento no lixo, eles entram que conseguem pegar. É preciso criar uma alternativa para que eles não consigam entrar", concluiu.

A Secretaria de Turismo de Poços de Caldas destacou que não há como restringir a circulação dos animais nos espaços turísticos. A prefeitura salientou que as medidas tomadas pelo departamento são a instrução por meio de placas e o uso de lixeiras mais fechadas, para dificultar o acesso dos animais.

A prefeitura disse que encontra dificuldade devido ao fato de pessoas jogarem lixo no chão. Por conta disso, a secretaria informou que estuda a possibilidade de aplicar multas para quem alimentar os animais.

A Secretaria de Turismo disse, ainda, que já registrou casos de macacos com dor de dente, por se alimentarem do que não é natural da sua nutrição e que muitos animais procuram comida no lixo por conta disso.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato