Aulas presenciais obrigatórias, fim das máscaras e vacinação: secretário de Saúde fala sobre pandemia em MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 14/10/2021 às 15:04:12
Fábio Baccheretti disse também que Minas vai receber, na semana que vem, cerca de 400 mil doses Astrazenca, o que seria suficiente para suprir o déficit de 118 mil doses do imunizante. Secretário de Saúde falou sobre volta às aulas presenciais de forma obrigatória no estado, possibilidade de fim das máscaras e sobre vacinação.

Arquivo g1

Aulas presenciais obrigatórias, fim das máscaras, doses paradas, vacinação e imunidade de rebanho. Estes foram alguns dos pontos abordados pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (14).

Após aglomerações, Farmácia de Minas terá outro endereço em BH, diz secretário de Saúde

Segundo o secretário, Minas vai receber, na semana que vem, cerca de 400 mil doses Astrazenca, o que seria suficiente para suprir o déficit de 118 mil doses do imunizante.

Além disso, ele revelou que cerca de 2 milhões de doses de Pfizer estão paradas na Central Estadual da Rede de Frio, na Região Oeste de Belo Horizonte, aguardando a retirada dos municípios.

Baccheretti falou também dos reflexos no avanço da vacinação no estado. Em Minas, 523 municípios não registram mortes por Covid há um mês.

Leia a seguir os principais pontos da coletiva de imprensa.

Fábio Baccheretti em coletiva de imprensa

Reprodução

Fim das máscaras

O secretário disse que, devido à melhoria dos indicadores da pandemia no estado, a expectativa é de que, em dois meses, pode ser que o cidadão seja "desobrigado a usar a máscara em locais abertos" no estado. Mas alertou que ainda não é "hora de tirar a máscara".

"Em locais abertos e arejados como praças, parques, o risco é menor, muitos países fizeram isso depois de atingir a imunidade de rebanho. Aqui, no final do mês que vem pode acontecer, já que circulação é baixa do vírus, se a gente conseguir imunidade de rebanho, pode ser, mas não está na hora de tirar a máscara, ainda apenas 50% de pessoas receberam a segunda dose, está longe em número de 70% (quando atinge imunidade). Em dois meses, pode ser desobrigado a usar máscara em locais abertos em Minas. Locais fechados ainda não há como prever", analisa Baccheretti.

Uso de máscara pode ser liberado em locais abertos de Minas depois que imunidade de rebanho for atingida (imagem ilustrativa)

Michael Jin / Unsplash

523 municípios sem mortes por Covid há 1 mês

O secretário informou que 523 dos 853 municípios de Minas Gerais não registram mortes por Covid-19 há um mês.

A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) se mantém abaixo de 25%, com "vagas sobrando nos hospitais" no estado.

"Não temos nenhuma pressão no sistema de saúde, temos vagas sobrando nos hospitais do Estado. O vírus está circulando cada vez menos. 523 municípios não têm óbitos por Covid-19 no último mês", pontuou.

Mais Astrazeneca em Minas Gerais

Caixa com doses da vacina AstraZeneca contra Covid-19

Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Fábio Baccheretti, explicou que espera, até a próxima semana, "zerar" a falta de imunizante Astrazeneca no Estado para aplicação de segunda dose. Segundo ele, atualmente, há um déficit 118 mil doses.

Esmeraldas interrompe aplicação de vacina contra a Covid-19 por falta de doses

"Conversei hoje com o Rodrigo Cruz, secretário executivo do Ministério da Saúde, e ele explicou que o governo federal espera receber amanhã 4 milhões de doses Astrazenca, ou seja, cerca de 400 mil para Minas Gerais. Na semana que vem, mais 300 mil para semana que vem. É suficiente para suprir a necessidade que temos de Astrazeneca", observou.

Considerando o público-alvo, o governo de Minas Gerais informou que 85% dos maiores de 12 anos no Estado já tomaram ao menos uma dose.

Doses paradas

Fachada da Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte

Elton Lopes/TV Globo

Baccheretti revelou que cerca de 2 milhões de doses de Pfizer estão paradas na Central Estadual da Rede de Frio, na Região Oeste de Belo Horizonte, aguardando a retirada dos municípios.

"Nós estamos num momento de destaque em que muitas doses estão paradas nas regionais aguardando os municípios buscarem, entre 1 e 2 milhões de Pfizer esperando município buscar. Parece que há um receio de usar a vacina para vacinar reforço dos idosos e também para adolescentes. Temos que entender o que está acontecendo. Aos municípios queremos fazer essa distribuição, não dá para ter dose parada", alertou.

Aulas obrigatórias presenciais

Sala de aula de escola estadual preparada para retorno das atividades presenciais

Gil Leonardi/Imprensa MG

O secretário repercutiu a principal mudança no retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais, que é a autorização de ocupação de 100% da capacidade de salas de aula e demais espaços da escola e do transporte escolar e disse que há chances de o retorno acontecer ainda neste ano.

"Há chances de aulas presenciais no estado ainda esse ano, sim. A limitação não é para número de alunos e sim para o distanciamento. Mas já estamos estudando tentar tirar 90 centímetros como distanciamento mínimo. E queremos voltar presencial. Há alunos com comorbidades, mas isso está sendo discutindo, a secretaria de educação espera e nós também que a gente consiga voltar com todas atividades presenciais ainda esse ano", afirmou.

Festas de fim de ano

Ainda durante a coletiva, Fábio alertou a respeito das festas de fim de ano que estão chegando. Falou em "diminuir os riscos".

Shuterstock

Ainda durante a coletiva, Fábio alertou a respeito das festas de fim de ano que estão chegando. Falou em "diminuir os riscos".

"Em dezembro há uma expectativa de imunidade de rebanho, todo público-alvo com duas doses, mais de 80% de pessoas vacinadas. Há expectativa do vírus circulando menos ainda, mas isso não significa que o risco é zero. Vamos diminuir os riscos, buscar locais abertos, arejados, evitar que pessoas com comorbidades fiquem em locais fechados, o risco existe, vai ser menos em dezembro, mas vamos continuar reduzindo os riscos", disse.

Os vídeos mais vistos do g1 Minas nesta semana:

Fonte: G1 Sul de Minas e SEE de MG

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato