Aulas presenciais obrigat√≥rias, fim das m√°scaras e vacina√ß√£o: secret√°rio de Sa√ļde fala sobre pandemia em MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 14/10/2021 às 15:04:12
F√°bio Baccheretti disse também que Minas vai receber, na semana que vem, cerca de 400 mil doses Astrazenca, o que seria suficiente para suprir o déficit de 118 mil doses do imunizante. Secret√°rio de Sa√ļde falou sobre volta às aulas presenciais de forma obrigatória no estado, possibilidade de fim das m√°scaras e sobre vacina√ß√£o.

Arquivo g1

Aulas presenciais obrigatórias, fim das m√°scaras, doses paradas, vacina√ß√£o e imunidade de rebanho. Estes foram alguns dos pontos abordados pelo secret√°rio de Estado de Sa√ļde de Minas Gerais, F√°bio Baccheretti, durante entrevista coletiva, na manh√£ desta quinta-feira (14).

Após aglomera√ß√Ķes, Farm√°cia de Minas ter√° outro endere√ßo em BH, diz secret√°rio de Sa√ļde

Segundo o secret√°rio, Minas vai receber, na semana que vem, cerca de 400 mil doses Astrazenca, o que seria suficiente para suprir o déficit de 118 mil doses do imunizante.

Além disso, ele revelou que cerca de 2 milh√Ķes de doses de Pfizer est√£o paradas na Central Estadual da Rede de Frio, na Regi√£o Oeste de Belo Horizonte, aguardando a retirada dos munic√≠pios.

Baccheretti falou também dos reflexos no avan√ßo da vacina√ß√£o no estado. Em Minas, 523 munic√≠pios n√£o registram mortes por Covid h√° um m√™s.

Leia a seguir os principais pontos da coletiva de imprensa.

F√°bio Baccheretti em coletiva de imprensa

Reprodução

Fim das m√°scaras

O secret√°rio disse que, devido à melhoria dos indicadores da pandemia no estado, a expectativa é de que, em dois meses, pode ser que o cidad√£o seja "desobrigado a usar a m√°scara em locais abertos" no estado. Mas alertou que ainda n√£o é "hora de tirar a m√°scara".

"Em locais abertos e arejados como pra√ßas, parques, o risco é menor, muitos pa√≠ses fizeram isso depois de atingir a imunidade de rebanho. Aqui, no final do m√™s que vem pode acontecer, j√° que circula√ß√£o é baixa do v√≠rus, se a gente conseguir imunidade de rebanho, pode ser, mas n√£o est√° na hora de tirar a m√°scara, ainda apenas 50% de pessoas receberam a segunda dose, est√° longe em n√ļmero de 70% (quando atinge imunidade). Em dois meses, pode ser desobrigado a usar m√°scara em locais abertos em Minas. Locais fechados ainda n√£o h√° como prever", analisa Baccheretti.

Uso de m√°scara pode ser liberado em locais abertos de Minas depois que imunidade de rebanho for atingida (imagem ilustrativa)

Michael Jin / Unsplash

523 municípios sem mortes por Covid há 1 mês

O secretário informou que 523 dos 853 municípios de Minas Gerais não registram mortes por Covid-19 há um mês.

A ocupa√ß√£o de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) se mantém abaixo de 25%, com "vagas sobrando nos hospitais" no estado.

"N√£o temos nenhuma press√£o no sistema de sa√ļde, temos vagas sobrando nos hospitais do Estado. O v√≠rus est√° circulando cada vez menos. 523 munic√≠pios n√£o t√™m óbitos por Covid-19 no √ļltimo m√™s", pontuou.

Mais Astrazeneca em Minas Gerais

Caixa com doses da vacina AstraZeneca contra Covid-19

Breno Esaki/Ag√™ncia Sa√ļde-DF

F√°bio Baccheretti, explicou que espera, até a próxima semana, "zerar" a falta de imunizante Astrazeneca no Estado para aplica√ß√£o de segunda dose. Segundo ele, atualmente, h√° um déficit 118 mil doses.

Esmeraldas interrompe aplicação de vacina contra a Covid-19 por falta de doses

"Conversei hoje com o Rodrigo Cruz, secret√°rio executivo do Ministério da Sa√ļde, e ele explicou que o governo federal espera receber amanh√£ 4 milh√Ķes de doses Astrazenca, ou seja, cerca de 400 mil para Minas Gerais. Na semana que vem, mais 300 mil para semana que vem. É suficiente para suprir a necessidade que temos de Astrazeneca", observou.

Considerando o p√ļblico-alvo, o governo de Minas Gerais informou que 85% dos maiores de 12 anos no Estado j√° tomaram ao menos uma dose.

Doses paradas

Fachada da Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte

Elton Lopes/TV Globo

Baccheretti revelou que cerca de 2 milh√Ķes de doses de Pfizer est√£o paradas na Central Estadual da Rede de Frio, na Regi√£o Oeste de Belo Horizonte, aguardando a retirada dos munic√≠pios.

"Nós estamos num momento de destaque em que muitas doses est√£o paradas nas regionais aguardando os munic√≠pios buscarem, entre 1 e 2 milh√Ķes de Pfizer esperando munic√≠pio buscar. Parece que h√° um receio de usar a vacina para vacinar refor√ßo dos idosos e também para adolescentes. Temos que entender o que est√° acontecendo. Aos munic√≠pios queremos fazer essa distribui√ß√£o, n√£o d√° para ter dose parada", alertou.

Aulas obrigatórias presenciais

Sala de aula de escola estadual preparada para retorno das atividades presenciais

Gil Leonardi/Imprensa MG

O secret√°rio repercutiu a principal mudan√ßa no retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais, que é a autoriza√ß√£o de ocupa√ß√£o de 100% da capacidade de salas de aula e demais espa√ßos da escola e do transporte escolar e disse que h√° chances de o retorno acontecer ainda neste ano.

"H√° chances de aulas presenciais no estado ainda esse ano, sim. A limita√ß√£o n√£o é para n√ļmero de alunos e sim para o distanciamento. Mas j√° estamos estudando tentar tirar 90 cent√≠metros como distanciamento m√≠nimo. E queremos voltar presencial. H√° alunos com comorbidades, mas isso est√° sendo discutindo, a secretaria de educa√ß√£o espera e nós também que a gente consiga voltar com todas atividades presenciais ainda esse ano", afirmou.

Festas de fim de ano

Ainda durante a coletiva, F√°bio alertou a respeito das festas de fim de ano que est√£o chegando. Falou em "diminuir os riscos".

Shuterstock

Ainda durante a coletiva, F√°bio alertou a respeito das festas de fim de ano que est√£o chegando. Falou em "diminuir os riscos".

"Em dezembro h√° uma expectativa de imunidade de rebanho, todo p√ļblico-alvo com duas doses, mais de 80% de pessoas vacinadas. H√° expectativa do v√≠rus circulando menos ainda, mas isso n√£o significa que o risco é zero. Vamos diminuir os riscos, buscar locais abertos, arejados, evitar que pessoas com comorbidades fiquem em locais fechados, o risco existe, vai ser menos em dezembro, mas vamos continuar reduzindo os riscos", disse.

Os vídeos mais vistos do g1 Minas nesta semana:

Fonte: G1 Sul de Minas e SEE de MG

Comunicar erro

Coment√°rios