Natal de Luz conta atrações culturais e mais de 6 milhões de micro lâmpadas espalhadas por Guaxupé, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 27/11/2021 às 18:02:59


Natal de Luz conta atrações culturais e mais de 6 milhões de micro lâmpadas espalhadas por Guaxupé, MG
Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

Três presépios em tamanho real foram montados na cidade. Dentre as atrações, 220 figuras decorativas foram iluminadas, cenários temáticos foram criados e apresentações artísticas serão realizadas no Teatro Municipal e no Palco Luz, montado na Praça dos Bambolês.

As apresentações serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da prefeitura para quem preferir assistir em casa. "Tudo isso para fazer você se sentir num verdadeiro natal, com muito encanto, luzes e alegria", enfatizou a prefeitura, em nota.

Dez grandes árvores, que vão de quatro a 15 metros de altura, também fazem parte do Natal de Luz de Guaxupé. São quase 30 quilômetros de decoração em ruas e avenidas, além de 18 praças, totalmente iluminadas. Ainda haverá dois túneis de luz, a Rua de Luz e dois parquinhos infantis com brinquedos com acessibilidade.

O "Natal de Luz" teve início em 2013 e sua realização está prevista em lei municipal. O evento também está registrado como bem imaterial, estando inscrito no Livro de Registro Municipal das Celebrações, através do Decreto nº 2.271 de 09/11/2020.


Vale destacar que enfeites natalinos confeccionados pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), adolescentes e idosos, com material reciclável cedido pela Cooperativa de Reciclagem de Guaxupé serão instalados em uma das ilhas da Avenida Conde Ribeiro do Valle.

As principais atividades são:

  • Eventos com Papai Noel
  • Apresentações
  • Feira de artesanato
  • Circuito gastronômico
  • Vandalismo

Quase 30 quilômetros de ruas e avenidas, além de 18 praças, estão totalmente iluminadas na cidade. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

Quase 30 quilômetros de ruas e avenidas, além de 18 praças, estão totalmente iluminadas na cidade. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

Papai Noel

Um dos momentos mais marcantes do Natal de Luz é a tão aguardada chegada do Papai Noel com a carreata de abertura do evento, que acontecerá às 20h deste sábado (27), passando pelos pontos iluminados da cidade. A saída e a chegada será no Parque Municipal da Mogiana.

Durante todo Natal de Luz, o Papai Noel, juntamente com a mamãe Noel e os duendes, visitarão os bairros de Guaxupé, distribuindo balas para as crianças e famílias da cidade. De acordo com a Prefeitura, "eles estarão mantendo o distanciamento social necessário, sem perder a magia e a alegria da presença do bom velhinho", confirmou, também em nota.

Em 2021, as crianças poderão brincar em dois parquinhos, um em frente a prefeitura e outro no Parque da Mogiana, compostos por brinquedos adaptados para acessibilidade. O horário de funcionamento será das 16h às 22h. Segundo a Prefeitura, haverá orientações e monitoramento.

Um dos momentos mais marcantes é a chegada do Papai Noel com a carreata de abertura do evento. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

Um dos momentos mais marcantes é a chegada do Papai Noel com a carreata de abertura do evento. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé


Nos dias 04 e 05 de dezembro, o trenzinho realizará passeios nos pontos iluminados. Saída da agência do Sicredi, na Avenida Conde Ribeiro do Valle, 542. O horário será das 18h às 22h. Será necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis para retirada do ingresso.

Apresentações

Buscando manter a tradição mineira, o Natal de Luz manterá em sua programação as apresentações das companhias de reis, pastorinhas e congadas. Os grupos se apresentam diariamente nos presépios montados na Praça Dom Assis, Catedral, Coreto Kaled Cury e Praça do Rosário.

Apresentações artísticas e culturais também estão inseridas na programação, totalmente gratuitas, que acontecem no Teatro Municipal "Arlete Souza Mendes" diariamente às 20h, bem como no Palco Luz montado na Avenida Conde Ribeiro do Valle, sempre às 21h.

Os ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência no balcão do Natal de Luz em frente à Casa do Papai Noel montada no Teatro Municipal

Apresentações artísticas e culturais também estão inseridas na programação. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

Apresentações artísticas e culturais também estão inseridas na programação. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

"Manter o distanciamento na entrada e saída das sessões evitando aglomerações. A Sala de Espetáculo será higienizada a cada troca de sessão de apresentações; a saída de emergência do palco estará sempre aberta e todos os aparelhos de ar cond

Durante todos os dias a apresentação também será transmitida on-line pelas redes sociais da prefeitura, garantindo acesso às apresentações culturais do Natal de Luz por todas as pessoas interessadas", informou a Prefeitura, na nota.

No salão principal da Estação Cultural acontecerá o 1º Concurso Regional de presépios de Guaxupé. E pela primeira vez a cidade receberá a Exposição Nacional de Presépios da FAOP, de 28 de novembro a 6 de janeiro, das 16h às 22h.

Os artesãos da cidade terão a oportunidade de comercializarem seus produtos durante todos os dias do evento. Neste ano a Feira do Artesanato acontecerá no prédio da Estação Cultural, junto da Exposição Nacional e Concurso Regional de Presépios, entre 28 de novembro e 6 de janeiro, das 16h às 22h.

Também entre 28 de novembro e 6 de janeiro, os estabelecimentos participantes do projeto de Capacitação em Gastronomia, realizado pela Prefeitura em parceria com Sebrae, comercializarão pratos preparados especialmente para o evento. Já a Praça de Alimentação funcionará na Praça Selva de Pedras.

Cidade costuma receber milhares de turistas na comemoração das festas de fim de ano. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

Cidade costuma receber milhares de turistas na comemoração das festas de fim de ano. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

Vandalismo

"É uma tristeza muito grande. Durante meses trabalhamos para fazer uma festa bonita para a cidade, especialmente este ano, quando estamos com o propósito de trazer um pouco de alegria para essa população tão machucada pela pandemia", disse o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Marcos Buled.

Assim que foram constatados os crimes, a Guarda Municipal foi acionada. Um boletim de ocorrência foi lavrado para iniciar as investigações e os responsáveis pelas ações sejam encontrados e punidos.

"O nosso intuito agora é encontrar os responsáveis pelo vandalismo e para isso contamos também com a população. O local possui câmeras de segurança e as imagens devem ajudar a elucidar o caso. Qualquer informação pode ser passada para a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou para a Polícia Militar pelo 190", explicou Márcio Teófilo, Secretário Municipal de Segurança.

Na praça que circunda a Catedral de Nossa Senhora das Dores a fiação foi arrancada, luzes e refletores foram furtados. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé

Na praça que circunda a Catedral de Nossa Senhora das Dores a fiação foi arrancada, luzes e refletores foram furtados. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaxupé.

"Recebi com tristeza a notícia do vandalismo na Praça da Catedral. O Natal de Luz é uma festa tão bonita, são meses trabalhando para que ela aconteça da maneira grandiosa e encantadora que ela acontece. Peço, encarecidamente, que as pessoas cuidem do Natal de Luz porque ele é da população, ele é de todas as pessoas que vivem aqui e de quem vem nos visitar", finalizou.


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal de Guaxupé

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato