Estudantes fazem amizade no 1º dia do Enem e se reencontram no último dia de provas em MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 28/11/2021 às 14:49:41
Julia Beatriz Lima e Julia Rodrigues Silva fazem as provas na Escola Estadual David Campista, em Poços de Caldas (MG). Candidatos se conhecem durante o Enem e fazem amizade em Poços de Caldas (MG)

Beatriz Mendes

A concentração e o clima de tensão é característico durante os dias de Enem, principalmente antes da prova realmente começar. Foi justamente neste ambiente que no domingo passado (21), primeiro dia do Enem, as estudantes Julia Beatriz Lima e Julia Rodrigues Silva se conheceram e se tornaram amigas. Hoje (28), elas combinaram e se encontraram novamente no local onde fazem o 2 º de provas do exame.

As jovens se conheceram na fila da sala em que fizeram a prova na semana passada, em Poços de Caldas (MG). Elas fizeram amizade e hoje combinaram de se encontrar na porta da Escola Estadual David Campista antes da prova para entrarem juntas na sala.

"Eu estava na fila. Ela estava na frente e eu atrás, a moça perguntou qual a sala dela, eu vi que era a mesma que a minha e gritei que eu também estava na sala 20. Assim ficamos amigas logo de cara. Foi algo muito bom, conseguimos compartilhar uma com a outra os sentimentos de medo, ansiedade, angústia. E hoje estamos aqui de novo", afirmou Julia Beatriz.

"Primeiro dia a gente fica meio inseguro né? Tendo alguém junto dá pra ficar bem mais tranquilo, a gente se ajuda na tensão," disse Julia Rodrigues.

Além de ganhar a amizade da xará, Julia Rodrigues também fez amizade com o Cauã Moisés da Silva, que já era amigo da Julia Beatriz. Hoje os três aproveitaram a oportunidade para conversar e tentar distrair e aliviar a tensão antes do exame.

Eles contaram que não esperavam fazer amizade no Enem, um lugar inusitado e, que apesar de quererem fazer cursos muito diferentes conseguiram encontrar vários pontos em comum e compartilhar as angústias de estudantes uns com os outros.

"Aposto que se eu estivesse aqui sozinho, sem as 'Julias' eu estaria bem mais nervoso", afirmou Cauã.

Esta é a primeira vez que os três fazem a prova do Enem. A Julia Beatriz quer cursar engenharia aeroespacial, a Julia Rodrigues optou por medicina e o Cauã está em dúvida entre os cursos de administração ou engenharia de produção.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato