Governo reforma e restaura escolas estaduais tombadas como patrimônio histórico no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 30/11/2021 às 07:44:09

Governo

reforma

e restaura

escolas

estaduais

tombadas

como

patrimônio

histórico no

Sul de Minas,

nas cidades

de Itajubá e S.G. do Sapucaí

O projeto será realizado na Escola Estadual Wenceslau Braz, em Itajubá (MG), e na Escola Estadual Dr. João Pinheiro, em São Gonçalo do Sapucaí (MG). Cada edificação tem uma particularidade especial e foi necessário a criação de um projeto detalhado para cada prédio.

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou a elaboração de três projetos executivos para a reforma e restauração de duas escolas estaduais do Sul de Minas. O projeto será realizado na Escola Estadual Wenceslau Braz, em Itajubá (MG), e a Escola Estadual Dr. João Pinheiro, em São Gonçalo do Sapucaí, ambas tombadas pelo patrimônio histórico.

Escola Estadual Wenceslau Braz - YouTube
Escola Estadual Wenceslau Braz - YouTube
Segundo o Governo do Estado, as edificações são do estilo eclético, tombadas pelos respectivos Conselhos Deliberativos de Patrimônios Históricos dos municípios. Além delas, a Escola Estadual Odilon Behrens, em Guanhães, também será reformada.

"É com muito entusiasmo que iniciamos a execução desses três projetos de reforma e restauração. Eles demonstram o empenho do Governo de Minas de melhorar as estruturas das escolas estaduais, de forma a garantir melhores infraestruturas para nossos alunos, professores e funcionários", afirmou o diretor-geral do DER-MG, Robson Santana.

Itajubá

Venceslau Brás – Wikipédia, a enciclopédia livre
Venceslau Brás – Wikipédia, a enciclopédia livre
Ex-Presidente Wenceslau Braz
A escola de Itajubá foi construída em 1910. O projeto tem previsão de ser executado em 210 dias, no valor de mais de R$ 183 mil. A obra irá corrigir problemas estruturais e deixar as instalações de acordo com as normas técnicas vigentes, de forma a não comprometer o acervo arquitetônico.

A edificação conta com bloco principal com dois pavimentos e, ainda, dois anexos de um pavimento, com área de, aproximadamente, 4.050,00 metros quadrados.

Escola Estadual Wenceslau Braz, em Itajubá (MG).

Divulgação DER-MG - São Gonçalo do Sapucaí

Governo reforma e restaura escolas estaduais tombadas como patrimônio histórico no Sul de Minas | Sul de Minas | G1

EE Dr. João Pinheiro de São Gonçalo do Sapucaí MG

Já para a escola de São Gonçalo do Sapucaí, o prazo previsto de execução do projeto é de 180 dias, com orçamento de mais de R$ 135 mil. A escola atende cerca de 790 alunos dos ensinos fundamental e médio.

O prédio fica em um terreno de 2.042 metros quadrados, com área construída, aproximada, de 1.438 m². A estrutura foi erguida em 1908, com dois pavimentos e fachada alinhada às calçadas.

Fonte: G1 Sul de Minas e Governo de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato