Urnas funerĂĄrias indĂ­genas de sĂ©culos passados são restauradas e expostas em museu de MG: 'Identidade cultural'

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 31/07/2022 às 15:02:34
Fragmentos foram encontrados onde uma aldeia Tupi-Guarani viveu séculos atrĂĄs, em Conceição dos Ouros. Uma das peças é da época do Brasil Colônia. Museu em Conceição dos Ouros preserva cultura indĂ­gena com peças arqueológicas

Preservar a história e a cultura indĂ­gena. É este o objetivo de uma iniciativa do museu de Conceição dos Ouros, no Sul de Minas Gerais. Urnas indĂ­genas, encontradas onde uma aldeia Tupi-Guarani viveu séculos atrĂĄs, foram restauradas e estão expostas para visitação. Uma das peças é da época do Brasil Colônia.

Depois de quase 20 anos de pesquisa, parte da cidade, que possui cerca de 12 mil habitantes, tem sido considerada um grande sĂ­tio arqueológico. Peças de sĂ­tios indĂ­genas de séculos passados ainda podem ser encontradas na cidade.

O Instituto do Patrimônio Histórico e ArtĂ­stico Nacional tem preservado pontos da cidade para pesquisa, que deve durar mais de 10 meses.

"Um lugar que era um antigo ribeirão que ia dar no rio. Com o tempo, o ribeirão secou, foi chovendo e com a chuva foi lavando aqui e as vezes afloram estes materiais", explicou o arqueólogo, Paulo AraĂșjo de Almeida.

Fragmento encontrado por pesquisador em Conceição dos Ouros

Reprodução/EPTV

Foi justamente deste trabalho de recolher fragmentos que o museu da cidade conseguiu reconstruir sete urnas funerĂĄrias indĂ­genas de vĂĄrios perĂ­odos. Algumas são de cerca de 700 anos atrĂĄs, do perĂ­odo pré-colombiano, antes da chegada dos europeus no continente e pertenceram a povos como os MacrogĂȘs e os Tupi-Guaranis.

"Seria feito um enterramento primeiro, na terra. Depois de um tempo os ossos eram retirados e aĂ­ sim era feito um sepultamento ritual utilizando urnas, cerâmicas, vasos de uso. Inclusive, algumas das peças que existem aqui mostram marcas de fuligem, de uso doméstico, ou seja, foram aproveitadas para o sepultamento", explicou Paulo.

Urnas indĂ­genas de séculos passados são restauradas e expostas em museu de Conceição dos Ouros

Reprodução/EPTV

Urnas indĂ­genas de séculos passados são restauradas e expostas em museu de MG

Reprodução/EPTV

O museu de Conceição dos Ouros ficou fechado por oito anos. Todas as peças estavam guardadas desde então. Mas, no fim do ano passado, o Ministério PĂșblico firmou acordo com a atual administração municipal para que o prédio fosse reaberto e reestruturado.

"A preservação deste material indĂ­gena é muito importante porque ele trabalha com a identidade cultural. Em termos de região, a gente consegue ampliar a compreensão da própria história da região", afirmou.

Este acordo também ajudou na recuperação dos fragmentos de uma das peças. Uma urna do perĂ­odo do Brasil Colônia. Ela foi reconstituĂ­da em julho. Ao todo, o municĂ­pio investiu cerca de R$ 10 mil no trabalho.

Em uma sala técnica do museu ainda estão armazenadas mais de 15 mil peças, objetos e materiais indĂ­genas. Depois de estudados, eles poderão revelar ainda mais sobre a história da região.

"Com o estudo da cerâmica arqueológica aqui de Conceição dos Ouros, nós podemos perceber a organização e forte tradição cultural destes povos que existiam aqui. A qualidade decorativa destas peças vem mostrar um conhecimento técnico diferente do que foi trazido pelo colonizador. Nós precisamos tomar consciĂȘncia de que a cultura indĂ­gena, a cultura cabocla, é a nossa própria cultura", concluiu.

A prefeitura informou que pretende inaugurar um espaço maior para acolher todo o acervo do museu. Para visitar o museu no atual endereço é preciso fazer agendamento prévio. O telefone é 3653-1007.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato