Varíola dos macacos: prefeitura confirma caso positivo da doença em Andradas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 12/08/2022 às 21:09:15
De acordo com a administração municipal, paciente é um homem que passa bem e tem estado de saúde estável. Poços de Caldas e Pouso Alegre já haviam confirmados casos da doença. Teste positivo de varíola dos macacos

Reprodução/EPTV

A Prefeitura de Andradas confirmou, nesta sexta-feira (12), o primeiro caso positivo de varíola dos macacos na cidade. A informação foi divulgada pela administração municipal por meio das redes sociais. No Sul de Minas, Poços de Caldas e Pouso Alegre também tiveram infecções confirmadas pelas prefeituras.

O caso de Andradas, segundo a administração municipal, é um homem, que teve contato com uma pessoa que esteve em outra região, onde já havia confirmação da doença. A prefeitura destaca que ele passa bem e tem estado de saúde estável.

Quanto aos casos suspeitos da cidade, a prefeitura destacou que aguarda a chegada dos exames e ressalta que os pacientes estão bem, sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ainda não havia incluído o caso de Andradas no boletim estadual até a última atualização desta reportagem. As contaminações de Pouso Alegre e Poços de Caldas já estão no baçanço da SES.

Confirmações em Poços e Pouso Alegre

As Prefeituras de Poços de Caldas e Pouso Alegre confirmaram casos de varíola dos macacos nos municípios no início deste mês. As infecções nas duas cidades foram as primeiras confirmações de Monkeypox no Sul de Minas.

Segundo a prefeitura de Poços de Caldas, no dia 22 de julho, um paciente com histórico de viagem entrou em contato com o sistema de Saúde com sintomas característicos da doença. O setor da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde foi informado, coletou a amostra que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias. O resultado foi positivo para a doença.

Já em Pouso Alegre (MG), a Secretaria de Saúde confirmou o caso de Monkeypox. Na oportunidade, a administração municipal revelou que o paciente estava estável, não possuía complicações e estava em isolamento.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.

Veja lista de sintomas e como se proteger

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

Por contato com o vírus – com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.

De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.

Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;

Da mãe para o feto através da placenta;

Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;

Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato