As férias estão chegando! No circuito das águas do Sul de Minas tem muita diversão e lazer

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 13/12/2022 às 17:03:03
São 13 destinos com tudo de bom para você e sua família

Divulgação: Circuito das Águas

Tem diversão, aventura, comida mineira, café, queijo, muita água mineral como em nenhum lugar do mundo, ótima rede hoteleira, comércio diversificado, práticas integrativas de saúde, visuais incríveis e um clima para seu descanso e relax como você merece. Pertinho de tudo! Este é o Circuito das Águas de Minas Gerais.

Nesta primeira parte, conheça algumas dicas de passeios nas cidades da região.

Baependi

Um dos destinos mais tradicionais na região, Baependi possui lindas paisagens e um clima agradável.

Um dos destaques é o turismo religioso que atrai romeiros e devotos de Nhá Chica - "A Santinha de Baependi".

No verão as belas cachoeiras são diversão garantida! Com mais de 50 cachoeiras, a cidade é destino certo para quem gosta de praticar esportes de aventura, trekking, rapel e cicloturismo. Veja 2 dicas de locais incríveis:

Cachoeira Honorato Ferreira

Divulgação: Circuito das Águas

Cachoeira muito visitada no entorno do Parque Estadual Serra do Papagaio, possui uma queda de aproximadamente 10 m de altura, a queda d´água forma uma "cortina" e no final desta, forma-se um poço com um grande volume de água; com aproximadamente, 10 m de comprimento e 15 m de largura, suas margens é cercada por vegetação de mata ciliar o que resulta em muita sombra no poço. A cachoeira é a última queda formada pelas águas do rio Piracicaba.

Seguir sentido Bairro da Piracicaba, após seguir sentido Fundão.

No local é possível a prática do Trekking, observação de vida silvestre, fotografia/filmagem, avistamento de aves, banho de rio/cachoeira.

Cachoeira do Juju

Localizada dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio na zona rural do município. Possui uma queda de 130 metros de beleza inigualável. Acima da queda existem dois poços naturais propícios ao banho. É recomendável o acompanhamento de um guia local e em épocas de chuva é necessário o uso de veículos 4x4.

Divulgação: Circuito das Águas

É necessário deixar o carro no estacionamento e seguir a pé pela trilha até o topo da cachoeira. A base da cachoeira não é propícia para banho, só para contemplação.

Procure guias da região para acesso com segurança. Os locais são ótimos para prática do Trekking, observação de vida silvestre, fotografia/filmagem, avistamento de aves, banho de rio/cachoeira.

CAMBUQUIRA

A cidade é um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, a 950 metros de altitude. Sua fama nasceu da virtuosidade de suas águas. O turismo é uma importante fonte de renda da cidade, desde meados do século XIX, uma vez que há notícias de que, já em 1780, doentes sentiam os efeitos milagrosos das águas minerais de Cambuquira.

Divulgação: Circuito das Águas

Entre seus principais atrativos estão a Cascata do Congonhal, Mirante Vale do Sol, as duchas Pôr do Sol, a Fonte do Marimbeiro, a Reserva Biológica de Santa Clara e a Serra do Piripau, um dos melhores pontos para a prática de voo livre, de onde em dias claros é possível a visualização de Três Corações, Campanha, Lambari, Jesuânia, Conceição do Rio Verde e São Thomé das Letras.

Neste Pico está localizada a Rampa de Voo Livre de Cambuquira, considerada uma das melhores do País. O local é de livre acesso. Utilizado para o Voo Livre durante o dia e a noite é perfeito como mirante para visualizar as cidades que circundam o município de Cambuquira e eventualmente para realização de Luau.

O local é usado para os Campeonatos de Voo Livre e como Mirante.

Acesso pela BR 267 na altura do acesso para Cambuquira, entrada da Pousada Lua Luana, seguir por estrada de terra até o Pico.

CAMPANHA

A tradição de Campanha se faz presente também na programação de férias para 2023. Veja algumas das atrações e dicas de passeio:

De 10 de dezembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023 - Praça Dom Ferrão

Natal, Luz & Magia

É natal, é tempo de iluminar nossos corações e permitir que a fé, união e esperança brilhem.

Venham, tragam suas famílias, vocês são nossos convidados especiais para o acendimento do Natal Luz & Magia.

É na Praça Dom Ferrão, 10 de dezembro de 2022, às 20h.

Um show de luz, magia, inovação e surpresas.

21 de dezembro de 2022 - 20 horas

Natal Luz & Magia e a chegada do Papai Noel

É isso mesmo! A prefeitura convidou e o Bom Velhinho chegará em Campanha para contagiar as famílias com a magia do Natal.

Ele virá cheio de presentes e doces para nossas crianças, visitará todos os bairros espalhando a alegria e o brilho do natal.

Papai Noel estará em Campanha no dia 21 de dezembro, quarta-feira, às 20 horas

Catedral de Santo Antônio

Divulgação: Circuito das Águas

Praça Dom Ferrão, número 228

É o maior templo católico de Minas Gerais e o terceiro do Brasil, construído em taipa de pilão. Começou a ser erguido em 1787, por escravos. Para chegar ao tamanho atual (Comprimento: 75m; largura: 25m; altura: 36m; nave central: 17m; espessura das paredes: 1m80), foram 35 anos de construção. Somente em 1822, a igreja foi consagrada a Santo Antônio e no início do século XX, elevada à condição de catedral. É possível admirar sua grandiosidade, riqueza de detalhes e imponência diante da pequena cidade de 282 anos. Bem tombado pelo patrimônio histórico municipal desde 2008.

Museu Regional do Sul de Minas

Divulgação: Circuito das Águas

Avenida Ministro Alfredo Valladão, número 158

O Museu Regional surgiu de uma reivindicação do Sul de Minas

envolvendo mais de sessenta cidades. Foi escolhida a Campanha por ser a cidade mais antiga da região, que deu origem aproximadamente a 150 municípios e foi importante polo cultural e político. O prédio onde está provisoriamente instalado o Museu Regional do Sul de Minas é uma edificação com características coloniais onde funcionou a Sede dos Correios e Telégrafos. O imóvel é propriedade particular, pertence ao Doutor Alberto Veiga e está sendo alugado pela Prefeitura Municipal.

No Museu podemos encontrar objetos de tortura da época da escravidão, liteira, pinturas em óleo, baú de ferro para transporte de ouro, relógios e móveis antigos, porcelanas, escarradeira em porcelana, espadas, instrumentos de guerra, instrumentos indígenas, objetos rupestres, máquina de datilografar, vitrola, roca, pilão, bomba d´água, algumas peças de história natural, mala antiga transportada em navios, entre outros.

Não são todas as peças que estavam expostas no Museu Regional do Sul de Minas, situado à Rua João Luís Alves, que estão no atual imóvel, devido ao seu tamanho.

CAXAMBU

Em todo o mês de janeiro, Caxambu estará te esperando para curtir as férias de um jeito muito especial.

A cidade vai oferecer uma programação que incluirá atividades esportivas, práticas integrativas de saúde e uma variada programação cultural.

Uma diversidade de atrações valorizando o bem-estar, a natureza da cidade e da região, além de muita cultura e diversão.

CAXAMBU É NATUREZA, BEM-ESTAR, AVENTURA E ÁGUA MINERAL COM GÁS DIRETO DA FONTE

Você já parou para pensar que em Caxambu a água mineral sai com gás direto da fonte? Ou você já imaginou se refrescar numa piscina de água mineral? Fazer ioga ao ar livre no Parque das Águas? Andar a cavalo em algumas das mais lindas trilhas em meio a cenários que só vemos em Minas Gerais? Tomar um café especial, comer aquele pão de queijo ou tomar um sorvete em bares nas calçadas, curtindo um fim de tarde com tranquilidade, relaxando num cenário sem igual?

É por tudo isto e muito mais que a gente pensa em Caxambu quando o assunto é um lugar diferenciado para passar o fim de ano ou as férias de verão e até mesmo o carnaval. Caxambu é destino certo! A cidade é privilegiada, localizada no Circuito das Águas, cerca de 300 quilômetros dos grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e de fácil acesso também para quem está no Vale do Paraíba, Sul Fluminense e Sul de Minas. Além do Parque das Águas com 12 fontes das melhores águas minerais do mundo, Caxambu possui uma completa rede hoteleira e ainda diversas opções para toda a família.

Em Caxambu a história, a cultura, a diversão são atividades aliadas às práticas integrativas de saúde, a passeios de teleférico, cavalgadas ou um bom café no fim de tarde. Veja algumas das atrações que estão esperando por você em Caxambu.

O Parque das Águas

No coração da cidade, o Parque das Águas de Caxambu oferece uma experiência inesquecível. São 210.000m2 de área com atrações para todos os gostos e idades.

No local é possível participar de atividades como tai-chi, ioga, fazer massagens ao ar livre, caminhadas no entorno do lago e tratamentos de saúde e beleza com práticas integrativas como as de geoterapias.

O Parque das Águas conta com 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais, com propriedades diferentes umas das outras. Uma natureza exuberante se apresenta entre bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística.

Divulgação: Circuito das Águas

Balneário Hidroterápico

O Balneário Hidroterápico, no interior do Parque, construído em 1912, é dividido em duas alas: masculina e feminina. É ali que você encontra banhos de imersão em água mineral em banheiras estilo colonial, piscina interna na ala masculina, sauna e tratamentos estéticos. O local é deslumbrante! Os azulejos e pisos portugueses são todos decorados, formando desenhos e

belos mosaicos. Todo o Parque das Águas é especial. Um lugar que possui um ambiente perfeito para passeios tranquilos e revitalizantes.

Divulgação: Circuito das Águas

Acompanhe as redes sociais da Secretaria de Turismo de Caxambu e fique pode dentro do que vem por aí em janeiro!

http://turismocaxambu.com.br/v1/

@turismoculturacaxambu

CRUZÍLIA

As tradições e a História fazem de Cruzília um dos grandes atrativos do sul de Minas. Suas fazendas centenárias como as Fazendas Traituba e Anghay, onde o visitante pode apreciar a natureza e desfrutar da tranquilidade, além da arquitetura.

O destino oferece boas opções de turismo religioso com as Igrejas Nossa Senhora do Rosário, Matriz de São Sebastião, de Fátima, das Dores, o Santuário da Santa Cruz e a Capela do Favacho que fica localizada na fazenda de mesmo nome. A Praça Capitão Maciel, considerada o cartão postal de Cruzília, juntamente com o Museu Nacional do Mangalarga Marchador, o Prédio do Correio, a Escola Estadual São Sebastião e a Praça Monsenhor João Câncio dos Reis formam o conjunto arquitetônico e cultural da cidade.

O Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

O local é um ponto de partida para roteiros e descobertas sobre esta raça genuinamente brasileira. Inaugurado em novembro de 2012, o Museu celebra este ano 10 anos contando séculos de histórias!

Divulgação: Circuito das Águas

No desbravamento do Brasil Colonial, na consolidação das fazendas e cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, foram forjadas as qualidades do cavalo Mangalarga Marchador, que teve expressiva influência na história brasileira ao participar de todos os seus ciclos econômicos, seja como meio de transporte ou tração, moeda de troca ou mercadoria.

O percurso museológico apresenta, por meio de acervo, vídeos e texto, o desenvolvimento da raça no Brasil. Suas especificidades e diferenciais, a lida cotidiana e outros aspectos estão retratados na exposição de longa duração, que revela a importância do cavalo e da região onde surgiu esta raça que se espalhou e cativou apaixonados em todo mundo.

Além da história do Mangalarga Marchador, o Museu, em sua trajetória durante estes 10 anos, abriu as portas para a comunidade e foi palco de eventos socioculturais, educacionais e privados, cumprindo assim sua missão de colaborar com a disseminação da história da raça.

O Museu é uma realização da Fundação Barão de Alfenas, fundada em 2006 para tornar realidade um sonho compartilhado entre os criadores da raça, e da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

Conheça a história do cavalo Mangalarga Marchador e saiba mais sobre sua importância para a nossa economia, cultura e desenvolvimento social.

Localizada na Praça da Matriz, no centro da cidade de Cruzília, Sul de Minas Gerias, a casa que pertenceu à Fazenda Bela Cruz, uma das fazendas pilares da raça, abriga uma síntese desta história.

Aberto de terça a domingo, das 10h às 17 horas.

Entrada: contribuição voluntária

Informações (35) 3346-1022

Facebook e Instagram: @museummarchador

Os queijos

Divulgação: Circuito das Águas

Os responsáveis pelo início do desenvolvimento da produção de queijos em Cruzília foram os dinamarqueses, que se instalaram na região em 1920. Eles foram os primeiros a descobrir as boas condições climáticas e de solo.

Os queijos cruzilienses são sinônimos de sabor e qualidade. O perfeito desenvolvimento dos queijos deve-se à altíssima qualidade do leite fresco, do seu teor de gordura e proteína, conquistadas devido ao solo local. Possui como característica marcante seu interior macio, de sabor complexo e característico, que proporcionam diversidade nos sabores e inúmeros prêmios.

Como grandes "bairristas", ousamos dizer que em Cruzília temos os MELHORES queijos do mundo. São inúmeros queijos premiados e diversos produtores, laticínios e lojas que você pode visitar e até levar para casa essas delícias.

LAMBARI

Conhecida por suas fontes de águas minerais, Lambari é o destino escolhido por turistas que buscam tranquilidade, relaxamento e ambiente acolhedor. O artesanato local é variado, com peças em madeira, couro, corda e palha de milho. O Parque das Águas é um dos atrativos do roteiro, com seis fontes, piscina de água mineral e um conjunto hidroterápico. As cachoeiras João Gonçalves, de Sete Quedas e do Roncador oferecem ao visitante momentos de descontração em suas águas cristalinas. Entre os atrativos culturais da cidade estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, o Cassino e o Teleférico. Também é característica de Lambari a produção de doces e queijos.

Parque Estadual de Nova Baden

Divulgação: Circuito das Águas

O Parque Estadual Nova Baden foi aberto à visitação em 1995. Com seus 214 hectares de mata atlântica preservada, conta com uma rica fauna e flora, além de abrigar diversas belezas naturais. Para os amantes de ecoturismo, o Parque abriga três trilhas muito bem sinalizadas e demarcadas, sendo possível percorrê-las sem guias: Trilha da Sete Quedas (900m), trilha dos Palmitos (900m) e a Trilha dos Troncos (1500m), que permitem o contato direto com a Mata Atlântica conservada, sendo também uma ótima opção para quem gosta de fotografar e observar a natureza. O parque ainda abriga um centro de visitantes. A edificação é a antiga sede da Fazenda Pinheiros, que foi de propriedade da família Werneck, que chegou à região de Lambari em 1889. O Centro possui exposição de fotos, mapas, textos que descrevem as características físicas e biológicas, exemplares da fauna encontrada na região.

Parque das Águas

Divulgação: Circuito das Águas

Situado no centro da cidade, local onde pode-se desfrutar de nossa maior riqueza. As fontes de Águas Minerais, associadas ao clima ameno, fazem do local um espaço diferenciado para relaxamento e lazer. O subsolo fornece seis fontes de água mineral proporcionando bem-estar e boa saúde.

Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo,

Feriado: 06:00 - 18:00

SÃO LOURENÇO

Considerada a maior e a mais jovem estância hidromineral do país, é conhecida por clima ameno e beleza singular. A maior atração é o Parque das Águas com sua fonte de água mineral e de valor medicinal propiciando banhos para relaxamento para corpo e mente. Tem também o Trem das Águas, o passeio de Maria Fumaça que vai da estação de São Lourenço até a estação de Soledade de Minas, passeio emocionante com paisagens lindíssimas.

Além de outros atrativos como: Teleférico, Memorial Tancredo Neves, Aldeia Vila Verde, Mirante, Ilha dos Amores entre outros. São Lourenço possui um comércio variado, com centros de artesanato e galerias com bons lugares para fazer compras e degustar deliciosos queijos, doces, biscoitos, mel, balas, cachaças e licores.

Parque das Águas

O Parque das Águas é uma das atrações imperdíveis de São Lourenço, com suas nove fontes de águas minerais e centro hidroterápico. Beba água da fonte, faça um passeio romântico de pedalinho pelo lago e desfrute de banhos de espuma, sais, saunas e massagens.

Divulgação: Circuito das Águas

O Parque das Águas de São Lourenço foi estabelecido em 1936, e hoje em dia é muito bem administrado pela Minalba. Todo o parque é muito bem cuidado e além das fontes minerais, tem diversos espaços para cuidar da mente, do corpo, ou para apenas passar momentos de contemplação admirando a paisagem.

Atualmente ele é composto pelo Parque I e o Parque II. Para quem quer recarregar as energias meditar, existem três pilares de desobstrução e energização no seu interior. É o que chamam de litopuntura, que são pilares de granito que captam a energia do Cosmos para o interior da Terra, ou vice-versa, e no pilar formado por um engenho movido à água, as duas energias são canalizadas para manter o equilíbrio. Há também a Gruta de Nossa Senhora dos Remédios, onde muitas pessoas rezam e meditam, e uma linda catedral de bambu, onde até casamentos são realizados.

Não percam também o belo Entardecer das garças. Todo dia ao pôr do sol, uma revoada de garças acontece no lago. Além disso, o parque oferece também locais para prática de arvorismo, um solarium com ducha de água mineral sulfurosa, um jardim japonês, pedalinho no grande lago e pistas disponíveis para correr e se exercitar numa verdadeira academia ao ar livre.

Praia de Minas Parque Fazendinha

Divulgação: Circuito das Águas

A nova área de lazer de São Lourenço oferece uma "praia" só que no conforto e segurança, com piscinas que oferecem diversão para toda a família, em um clima ameno, na região das Águas da Mantiqueira de Minas, o frescor do ar mistura-se com o aroma de petiscos típicos mineiros.

A Fazendinha & Praia de Minas nasceu da vontade de mostrar aos nossos visitantes o que São Lourenço guarda em sua área rural. Um delicioso refúgio rodeado de natureza onde você pode saborear as delícias de Minas: linguiça caseira, embutidos e defumados, artesanato rural e lembranças variadas. Visite ainda animais criados na fazenda como pôneis, avestruzes, coelhos, gansos, porquinhos, entre outros que fazem a alegria das crianças e encantam os adultos. Também no local existe um atelier de pintura com exposição permanente.

Para saber mais sobre a região do Circuito das Águas acesse: www.circuitodasaguasmg.com.br , nos siga no instagram @circuitodasaguasminasgerais e baixe nosso aplicativo.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato