Lagos de Furnas chegam perto de atingir 100% do volume útil

Lagos de Furnas no volume maximo de agua na sua totalidade

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 08/04/2023 às 09:59:30
Represa de Furnas, volume total

Represa de Furnas, volume total

Lago de Furnas chega perto de atingir 100% do volume útil

O Lago de Furnas está perto de atingir 100% do volume útil. O nível alto desta forma não é alcançado no reservatório há quase 13 anos. A última vez que isso ocorreu foi em 12 de março de 2011.

Conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume útil do Lago de Furnas estava em 99,43% até quarta-feira (5), última medição do órgão. O reservatório está 767,9 metros acima do nível do mar, mais de quatro acima da cota mínima.

A última vez que o reservatório chegou a 100% do volume útil, segundo as medições do ONS, foi no dia 13 de março de 2011.

Lago de Furnas chega perto de atingir 100% do volume útil — Foto: Reprodução/EPTV

Lago de Furnas chega perto de atingir 100% do volume útil — Foto: Reprodução/EPTV

Para aproveitar o nível e o volume que faz com que o reservatório possa ser utilizado por empresários e turistas, existem projetos para evitar o esvaziamento do Lago de Furnas.

Guapé: a cidade com história dividida pelo Lago de Furnas comemora 94 ...

Um dos projetos é dividido em três chamados pedaços: operação normal, operação para falta de água e operação em caso extremo.

"O reservatório dessas usinas, vamos pegar o caso de Furnas, será dividido em três pedaços.

O primeiro é a operação normal, para uso múltiplo. Depois teríamos uma parte, que seria em caso de falta de água, que seria comunicado e teria um procedimento de alerta, uma faixa operativa de atenção, que seria exceção na operação, esvaziando e repondo na primeira água que vier.

E a terceira faixa, que seria em um caso extremo, que seria um volume de segurança", destacou o professor da Universidade Federal de Itajubá, Afonso Henrique Moreira.

Lago de Furnas, Minas Gerais - Girassol Viagens e Turismo

Outras situações a serem discutidas, conforme a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), são as questões ambientais.

Capitólio: o que fazer, onde comer e onde ficar | Lago de furnas, Dicas ...


"Nós precisamos falar sobre o esgoto, que ainda é jogado in natura no Rio Grande. Precisamos falar da recuperação dos nossos mananciais, da preservação das nossas nascentes e de que forma os municípios irão se organizar, em médio e longo prazo, com a finalidade de estabelecer um turismo sustentável", pontuou o prefeito de Alpinópolis e secretário da Alago, Rafael Freire.

Cânions - Capitólio | Lago de furnas, Furnas capitolio, Capitolio minas ...


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais -ALAGO

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato